Diversão e Arte

Nova temporada do Quarta Dimensão estreia com lançamento de vinil

Festival mantém a pegada independente com show de artistas locais

Adriana Izel
postado em 13/06/2018 07:20
Banda Joe Silhueta
Há dois anos, o cenário musical brasiliense ganhou um palco fixo: o projeto Quarta Dimensão. O evento reúne artistas independentes e autorais de Brasília, com o objetivo de dar visibilidade e fomentar a cena local. A partir desta quarta-feira (13/6), o festival ganha uma terceira temporada, que será composta por quatro edições, todas realizadas no Espaço Galleria, no Conic, às quartas-feiras.

;Depois de três anos, a gente vê que esse é um trabalho necessário. É um ambiente dos músicos, dos VJs, dos designers, que usam essa plataforma para poder criar a própria linguagem, testar os projetos... É um tipo de espaço experimental artístico com uma atmosfera importante;, analisa Jenny Choe, idealizadora do festival.

A 40; edição começa hoje, a partir das 21h. ;Estou superfeliz de fazer essa temporada e chegar a 40; edição do projeto, a sexta com apoio de recurso do FAC e da Secretaria de Cultura. Serão mais de 16 produções autorais da cena musical independente de Brasília se apresentando no Quarta Dimensão;, adianta Jenny Choe.

O evento de retorno contará com apresentações musicais dos grupos brasilienses Joe Silhueta, Saci Weré e Judas, além da atração de Goiânia, a Rheuter. Essa será, pelo menos, a terceira vez que a Banda Judas faz show no projeto. ;A gente sempre apoiou a iniciativa do Quarta Dimensão de abrir espaço para as bandas da cidade. É um lugar que agrega;, afirma Adalberto Rabelo, integrante da Banda Judas.

Banda Judas

Dessa vez, o grupo fará um show apenas com novas músicas. Ao todo, serão 10 canções, sete do próximo álbum da banda, sendo duas gravadas ainda com a presença do baixista e guitarrista Pedro Souto, que morreu em maio do ano passado, e três do EP Casa de tolerância n; 1. ;Vamos tocar apenas músicas inéditas do disco que vamos lançar provavelmente em agosto. Esse disco será uma homenagem ao Pedro Souto;, revela Adalberto.

Registro


A estreia da nova temporada também ficará marcada pelo lançamento de um vinil comemorativo. O disco é formado por 13 faixas de artistas que tiveram uma ligação com o projeto. O objetivo é celebrar as 40 edições do festival. ;O vinil vem como um presente para todo mundo, a lembrança de um tempo bom. Ele será distribuído gratuitamente em festivais, para as bandas e depois será disponibilizado nas plataformas digitais;, conta a idealizadora Jenny Choe.

Na setlist do disco estão Almirante Shiva, Muntchako, Komodo, Alberto Salgado, Esdras Nogueira, Consuelo, Viela 17, Pedro Martins, Rios Voadores, Trampa, Aiure, Joe Silhueta e Judas. A coletânea digital, que será lançada no Spotify e no Deezer, contará com 24 composições, mas ainda não tem previsão de lançamento nas plataformas. ;Na versão digital queremos resgatar essa ideia da coletânea, que teve em vários formatos físicos, como vinil, cassete e CD. A ideia é finalizar e lançar também para aproveitar a temporada. Queremos que o vinil de certa forma puxe para o digital para que esse material seja replicado e que as pessoas vejam que a produção da nossa cidade está voltando ao protagonismo;, defende Ofuji.

O vinil teve produção musical de Iuri Rio Branco e a curadoria ficou por conta de Fabricio Ofuji, que fez o papel de AR, que, na antiga indústria fonográfica, era um profissional que ficava responsável por definir artista e repertório dos discos. ;O Quarta Dimensão é formado por um coletivo de pessoas, como era muito difícil definir quem entraria por conta da limitação que um disco de vinil tem, apertando muito cabe um pouco mais de 40 minutos, trabalhei nesse sentido da seleção dos artistas e do repertório;, explica Ofuji.

Para chegar ao nome dos 13 artistas, Fabricio Ofuji primeiramente fez uma consulta com o coletivo do Quarta Dimensão e foram surgindo nomes que tiveram destaque no festival aliados a trabalhados consolidados, artistas que estão tendo projeção fora e diferentes tipos de manifestações culturais.

O vinil é composto, em sua maioria, por canções já conhecidas dos artistas, mas alguns optaram por enviar materiais inéditos, como foi o caso da Banda Judas, que adiantou uma das faixas do próximo álbum, intitulada Cisne negro, e o músico Pedro Martins.

Quarta Dimensão

Espaço Galleria (Conic). Quarta (13/6), às 21h. Com shows de Joe Silhueta, Banda Judas, Saci Weré e Rheuter e lançamento do vinil do projeto. Entrada a partir de R$ 10 com a proposta Quanto vale o show, no qual o público escolhe quanto vai pagar. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação