Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Veja os destaques da programação do festival Varilux de cinema desta quarta

Barriga de aluguel, novas famílias, feminismo e relação entre irmãos são alguns dos ingredientes dos longas


Clotilde Hesme estava no fim da segunda gravidez quando filmou as cenas em que aparece com o barrigão flutuando em uma piscina de plástico. E por aí se encerra a semelhança com a realidade do longa O poder de Diane, de Fabien Gorgeart, em cartaz no Festival Varilux do Cinema Francês 2018. É verdade que ela amamentou Selma durante as filmagens, mas faz questão de dizer que procurou manter distância psicológica da personagem como uma maneira de separar a ficção da vida real durante um período de grande fragilidade emocional.

Era a única forma de não se abalar com a história de Diane, uma mulher um tanto sem rumo que aceita ser barriga de aluguel para satisfazer o desejo de paternidade de um casal de amigos homossexuais. "Tem, com certeza, algo muito psicológico em encenar esse papel. Mas, ao mesmo tempo, foi muito concreto: não fiquei me fazendo perguntas muito psicológicas, coisa que, aliás, raramente faço. Sou mais do tipo físico e instintivo, não intelectual, e nesse filme menos ainda", avisa a atriz. A única cena em que a barriga de Clotilde realmente aparece é a da piscina. Todas as outras foram filmadas um mês e meio depois do parto.

Diane não sabe ao certo no que está se metendo quando topa a empreitada com o casal. É de sua personalidade, sua impulsividade, mas também sua generosidade que o roteiro de Gorgeart trata, texto, aliás, escrito especialmente para Clotilde. Em tom de comédia que, eventualmente, desliza um pouco para o exagero, o longa traz para a tela alguns debates ainda marcados pelo preconceito e pelo tabu. O primeiro deles é a própria barriga de aluguel, situação proibida hoje pela lei francesa, mas alvo de uma pressão social que faz tremer os conservadores. O outro é sobre as várias formas de família ali expostas. E há também uma discussão saudável sobre a maternidade: ela não é inata e há sim mulheres como Diane, que nunca quiseram nem se derreteram com a ideia de ter filhos.

No entanto, o filme não traz um debate pronto. É como se essa parte, a da reflexão e da discussão do assunto, fosse coisa posta e resolvida. Gorgeart preferiu focar em como essa mulher de pouco mais de 30 anos lida com a questão. "O filme interroga essas novas formas de parentalidade e redefine também o que é um homem, uma mulher, um casal, amantes. A normalidade está com o casal homossexual que espera a criança. Eles têm apartamento, são sérios, mais ;normais; em relação a ela, que é imatura e não teve muito a dimensão do que está fazendo. Acho que isso é muito feminista também;, acredita a atriz, quando questionada sobre o fato de o papel ter sido escrito por um homem.

Momento


Clotilde Hesme tem sido uma das atrizes queridinhas do cinema de autor francês. Dividiu a cena com Louis Garrel em Os amantes regulares, de Philippe Garrel, e em As canções de amor, de Christophe Honoré. Também esteve na série Les revenants, raro sucesso da tevê francesa no exterior e, em 2012, ganhou o César de melhor atriz por Ang;le et Tony, de Alix Delaporte. Em todos, a atriz esteve mais próxima de personagens tristes ou sombrios do que em O poder de Diane. ;É o papel mais próximo de mim;, garante. ;Gorgeart se inspirou dessa coisa um pouco burlesca e muito grande, porque sempre é necessário que eu não seja muito grande nos filmes, e ele exagerou isso. Isso serve ao propósito do filme porque, em certo momento, Diane é transbordada por seu corpo, sua barriga, e isso ultrapassa a moldura da tela.;

Sobre a questão do assédio na indústria do cinema depois das denúncias contra o produtor Harvey Weinstein, ela acredita que não é uma discussão exclusiva das mulheres. Diz que não gostou do manifesto assinado por Catherine Deneuve no Le Monde, mas entende que ela e as outras autoras do texto vivem em uma realidade paralela. ;Elas estão desconectadas da realidade porque são mulheres desconectadas. Vivem em outra realidade, um pouco privilegiadas demais para compreender;, repara. ;Tenho muita esperança em uma geração que é um pouco como essa do filme. Falo com muitas pessoas de 20, 30 anos que entendem que é preciso que o` cinema do papai; termine. O problema é que, na França, não falamos o suficiente sobre isso. A gente poderia ter discutido mais de forma concreta.;



Festival Varilux do Cinema Francês 2018

Até 20 de junho, no Cine Cultura (Liberty Mall), Cinemark Pier 21, Espaço Itaú de Cinema (CasaPark) e Sala Le Corbusier (Embaixada da França). Confira horários no roteiro.