Diversão e Arte

Filme da Turma da Mônica com atores tem as primeiras imagens reveladas

Adaptação cinematográfica é dirigida por Daniel Rezende, de Bingo, o Rei das Manhãs

Breno Pessoa
postado em 13/06/2018 18:43
Filme ainda não tem data de lançamento definida
Já levada diversas vezes ao cinema, sobretudo nos anos 1980, a Turma da Mônica, criação máxima de Mauricio de Sousa, vai ganhar em breve uma versão cinematográfica com atores. Com estreia prevista para o próximo ano, a produção iniciou este mês as filmagens e o diretor, Daniel Rezende (Bingo, o rei das manhãs), revelou as primeiras imagens com o elenco principal caracterizado.

As filmagens iniciais serão no interior de Minas Gerais, mas a produção ainda deve passar por cidades de São Paulo. O filme live-action é inspirado na HQ Turma da Mônica ; Laços, escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. O quadrinho faz parte de uma série de títulos especiais chamada Graphic MSP, em que autores nacionais fazem releituras dos personagens clássicos de Mauricio de Sousa, tanto no estilo visual quanto na própria narrativa. Iniciada em 2012 com a graphic novel Astronauta ; Magnetar, de Danilo Beyruth (roteiro e arte) e Cris Peter (cores), a série conta hoje com 18 títulos já publicados.

A trama de Laços coloca os personagens da Turma da Mônica em uma aventura em busca de Floquinho, o cachorro de Cebolinha, logo após o sumiço do animalzinho. Com referências a aventuras incônicas dos anos 1980, como Conta comigo (1986) e Goonies (1985), a HQ é uma das melhores e mais divertidas da série Graphic MSP. A versão dos irmãos Cafaggi teve, ainda, duas continuações: Lições (2015) e Lembranças (2017).

O núcleo principal do filme é formado por Giulia Benitte (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão). O elenco ainda tem Monica Iozzi como Dona Lourdinha, a mãe do Cascão, e Paulo Vilhena como Seu Cebola.

O roteiro é assinado Thiago Dottori (VIPs), com supervisão de Luiz Bolognesi (Bicho de sete cabeças). Sobre as dificuldades de transpor os personagens para uma versão live-action, Bolognesi comenta que a grande preocupação é encontrar um meio-termo. "Esses quadrinhos têm uma força gráfica que não poderemos usar, vamos tomar muito cuidado com a dramaturgia", explica o supervisor do roteiro. "Ele (o filme) deve ficar num campo de mixagem, mais realista do que o gibi, mas não naturalista. Está num lugar mais de fantasia", acrescenta Bolognesi.

"Como seria essa turminha se ela existisse de verdade? Essa foi a pergunta que deu início ao processo de adaptação do filme ;Turma da Mônica ; Laços;. Filmes são acima de tudo personagens. Queremos gostar, torcer e ser impactados por eles. A responsabilidade de transformar em carne e osso os maiores, melhores e mais famosos personagens da cultura pop brasileira é enorme", conta o diretor, Daniel Rezende.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação