Diversão e Arte

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores da edição 2018

A carioca Juliana e o gaúcho Tobias foram os grandes vencedores nas categorias romance e conto, respectivamente

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/06/2018 13:50
A 15ª edição teve 1.540 trabalhos inscrito, sendo 720 livros de contos e 820 romances
Os vencedores da edição 2018 do Prêmio Sesc de Literatura foram anunciados nesta quinta-feira (14/6). São eles, Juliana Leite, com o livro Magdalena usa as mão na categoria romance, e Tobias Carvalho, com As coisas em contos.

No ano em que o prêmio completa 15 anos, 1.540 trabalhos foram inscritos, sendo 720 livros de contos e 820 romances. Os escritores e críticos literários Beatriz Resende, Flávio Carneiro, Letícia Wierzchowski e Daniel Galera foram encarregados da avaliação final.

"Há quatro anos, quando comecei a escrever esse romance, a circunstância mais fabulosa que me ocorria, em sonho mesmo, era ganhar o Prêmio Sesc. Era aquela espécie de farol, de rumo idealizado, da concretização mais bacana de um caminho duro e de muita persistência", comentou Juliana Leite, carioca de 35 anos, em nota oficial à imprensa.

O romance vencedor do prêmio trata de uma mulher que, após sofrer um acidente, desperta com o corpo marcado por cicatrizes profundas. Com a ajuda das tias e as sabedorias da família, parte numa jornada para reaprender a falar e redescobrir os gestos de sua própria integridade.

Já Tobias Carvalho, 22, o ganhador da categoria Conto, com As coisas, é um gaúcho nascido em Porto Alegre. O livro retrata personagens homossexuais, no qual histórias se cruzam sob diferentes gêneros e olhares. ;Pra mim, ter vencido o Prêmio Sesc é começar a minha carreira literária com um aval importantíssimo, um pontapé mais que bem-vindo e muito menos que esperado. Um sonho", afirmou.

O Prêmio Sesc de Literatura tem como objetivo da premiação identificar novos escritores, com obras com qualidade literária para edição e circulação em todo o país. Os vencedores terão as obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de dois mil exemplares.

Os ganhadores estarão na programação do Sesc Paraty durante a Flip 2018, em 25 a 29 de julho. Juliana e Tobias também serão premiados em cerimônia, no segundo semestre, por ocasião do lançamento dos livros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação