Diversão e Arte

Fotógrafa Julia Salustiano lança livro de fotografia neste sábado

O livro 'Corpo em movimento: A coreografia da luz' traz fotografias de mais de 50 dançarinos e acrobatas

Lígia Vieira*
postado em 15/06/2018 17:40

O projeto 'Corpo em movimento: A coreografia da luz' foi produzido desde 2015

A fotógrafa Julia Salustiano lança, neste sábado (16/6), o livro de fotografia Corpo em movimento: A coreografia da luz. A obra tem 302 páginas, as quais contém imagens tiradas em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Santos, Guarujá e Juquehy com mais de 50 dançarinos e acrobatas brasileiros, incluindo grandes bailarinos das maiores companhia de dança do país, como Grupo Corpo, Cia de Dança Deborah Colker, Balé da Cidade de São Paulo e São Paulo Companhia de Dança.

A jovem de 31 anos começou a se profissionalizar em 2009, quando fez cursos para aprofundar o conhecimento sobre fotografia. Três anos depois, especializou-se em cobrir casamentos, porém queria algo que desse mais liberdade para criação. Então, começou a pesquisar sobre expressão corporal e iniciou o projeto Corpo em movimento: A coreografia da luz, em 2015.

Especializada em retratos, Julia procurou fotografar bailarinos e acrobatas brasileiros em cenários diversos, como urbanos, naturais, ao ar livre, no interior de locações abandonadas e restaurantes. "Percebi que me apaixonei por esse tipo de fotografia", afirmou. Sobre a sessão, ela explica: "sempre só eu e o bailarino em um local de acesso livre. Em Brasília, por exemplo, procurei lugares abandonados e mostrar a arquitetura da cidade".

Desde que começou o projeto, ela usou as redes sociais para divulgar o trabalho e assim cativou aos poucos um público. Em 2017, fez uma campanha on-line e arrecadou dinheiro para conseguir transformar as fotos em um livro, que será lançado neste sábado. "Foi bem angustiante, porque no meio a campanha fica mais parada e, ainda, escolhi a opção "tudo ou nada", então tinha que conseguir alcançar a meta senão o livro não ia sair", relembra Julia.

Além do evento em Brasília, Julia Salustiano irá lançar o livro em São Paulo, no mês de agosto, e em Joinville, em julho. Depois, Corpo em movimento: A coreografia da luz, que custa R$ 100, vai ser vendido no site da fotógrafa.

[FOTO1179242]

Serviço

Lançamento do livro Corpo em movimento: A coreografia da luz

Confraria Café (SCES Tc. 2 lt 32, Shopping Pier 21). Sábado (16), às 16h. Lançamento do livro de fotografia Corpo em movimento: A coreografia da luz de Julia Salustiano. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação