Diversão e Arte

Artistas apresentam trabalhos marcados pela diversidade sonora

Nomes consagrados e iniciantes mostram a força da multiplicidade criativa que comanda o cenário musical

Lígia Vieira*, Matheus Dantas*, Adriana Izel
postado em 18/06/2018 07:31
Matheus & Kauan inovaram no quarto DVD da carreira
Maio e junho foram meses agitados para a música, com artistas de diferentes estilos divulgando novos trabalhos no formato tradicional do CD e do DVD. O Diversão & Arte apresenta uma série de lançamentos para todos os gostos e que vão bombar em sua playlist!

Matheus & Kauan
Há três anos entre as principais duplas do sertanejo, Matheus & Kauan inovaram no quarto DVD da carreira. Intensamente hoje conta com 21 canções apresentadas ao público entre os meses de março e abril em formato de singles e com vídeos exclusivos que mostraram não só as performances do show gravado em São Paulo, mas também bastidores e curiosidades da dupla.

Entre as faixas do novo DVD está a parceria com a funkeira Anitta (foto), em Ao vivo e a cores. Em entrevista ao Correio, a dupla contou um pouco da experiência de agregar outro gênero ao estilo no trabalho. ;Esse DVD está sendo muito importante para nossa carreira, e essas parcerias são de grande relevância, pois realmente abrem um leque para inúmeras possibilidades de trabalhos. Além de quebrar certos paradigmas, para que as pessoas não se prendam somente a um ritmo e enxerguem que essas misturas dão certo e dão frutos muito bons;, explica Matheus. O disco tem, ainda, outros sucessos como Tô com moral no céu, Oitava dose e Antídoto.
[SAIBAMAIS]


Thiaguinho
Inspirado pelo sucesso do primeiro álbum do projeto Tardezinha, o cantor Thiaguinho lançou neste mês o Tardezinha Vol. 2. Com 12 canções, o material mantém a ideia do primeiro disco e traz regravações de sucessos dos anos 1990 e 2000, como Essa tal liberdade (Só Pra Contrariar), Livre para voar (Exaltasamba), Sina (Djavan) e Eva (Banda Eva).

;Fico muito feliz de poder lançar o segundo volume desse álbum pelo qual tenho tanto carinho. É muito bacana ver como o público gosta de pagode antigo. São músicas que crescemos ouvindo e que estão na nossa memória, que todo mundo sabe cantar. É por isso que o Tardezinha faz tanto sucesso;, analisa o cantor. Ele garante que não para por aqui. ;Sou apaixonado por esse projeto, é algo que eu quero levar por muitos e muitos anos, o público que se prepare, pois nesse DVD não couberam todas as músicas, então teremos o Tardezinha 3, 4, 5, vários;, antecipa. Thiaguinho traz o show do álbum para apresentação no Funn Festival em 23 de junho.

Max Viana
Nomes consagrados e iniciantes mostram a força da multiplicidade criativa que comanda o cenário musical
Outro sol é o nome do quarto álbum da carreira do compositor e cantor Max Viana, filho de Djavan. O material traz 10 canções, que vão do jazz ao samba, e contou com produção de Ricardo Iwai, brasileiro que mora no Japão e que o artista conheceu em uma visita ao país oriental em 2015. ;Queria fazer um disco que trouxesse uma história e explorasse a diversidade da música;, explica. Por ter esse contato com Iwai, o disco foi lançado simultaneamente no Brasil e no Japão.

Uma canção que não pôde ficar de fora do repertório foi Samurai, sucesso do pai de Max. ;É uma música representativa da MPB e fala de um elemento tradicional da cultura japonesa;, comenta Viana. O disco conta ainda com participações de artistas brasileiros: os músicos Pretinho da Serrinha, Carlinhos 7 Cordas e Dudu Falcão. ;Foi uma honra poder trabalhar com esse pessoal;, classifica.

Diego Moraes
Conhecido pela participação no reality show Ídolos e pela parceria com os cantores Caio Prado e Daniel Chaudon no projeto Não recomendados, Diego Moraes lançou seu segundo álbum. Intitulado #ÉqueEuAndodeÔnibus, o disco traz 13 faixas que foram escritas pelo cantor. ;O disco nasceu de uma grande fossa. Essas músicas são uma forma de sobrevivência, para continuar;, explica.

Grande parte das músicas é de Diego Moraes, outras foram feitas por amigos, como Fernanda Dias, com quem ele divide os vocais em Sábado. ;Nunca encomendei uma música, não acredito nesse processo;, admite. As canções mostram diferentes influências do cantor, que cresceu ouvindo jazz e soul da década de 1960 e que queria fazer um disco inspirado na cantora Sharon Jones. ;O disco tem essa atmosfera, essa referência;, completa. Antes mesmo do lançamento, o álbum já teve um hit, a canção Muderno, com mais de 400 mil visualizações na web.

Oxy
Depois de estrear no mercado fonográfico com um EP, a banda brasiliense Oxy, formada por Sara Cândido, Blandu Correia, Lucas Eduardo Pereira, Thiago Neves e Marcelo Vasconcelos, está lançando o álbum FITA. O material é formado por 10 faixas autorais em inglês e foi gravado pelo selo candango Quadrado Mágico.

;A todo momento nós pensávamos como seria uma experiência sonora e visual. Então estabelecemos limites e possibilidades, conversando com alguns elementos que não tínhamos explorado enquanto banda. Foi algo bem desafiador;, diz Sara Cândido, a vocalista do grupo.

Assim surgiu uma sonoridade que parte do dream pop e passeia pelo shoegaze, noise e psicodelia. ;Costumo dizer que em relação ao EP, o FITA introduz um melhor uso do sintetizador. Mas nós mantemos as guitarras reverberadas com uma melancolia dançante;, explica.

Para Sara, o grupo faz parte de uma cena mais alternativa e underground. ;Como compomos em inglês, também temos repercussão lá fora. Temos tocado em algumas rádios de Barcelona e dos Estados Unidos, tudo isso graças à internet;, classifica.

Valéria Barros
Distante do cenário fonográfico há alguns anos, a cantora sertaneja Valéria Barros, famosa pela dupla As Mineirinhas, retorna ao mercado com o álbum Amigos e modão. Em 21 faixas, a artista relembra sucessos da música sertaneja, como Apaixonado (Moreninha linda) e Nos bares da cidade. ;Canto modão há muito tempo. Eu queria resgatar algumas músicas antigas, que é algo que não se faz mais. O sertanejo de hoje não canta o modão, o sertanejo romântico;, defende.

No álbum, Valéria canta ao lado de grandes nomes da música sertaneja, como Leonardo (Noite triste), Trio Parada Dura (Castelo de amor e Buscando perdão), Bruno & Marrone (Alcolizando sentimento), Eduardo Costa (Não preciso de você), Gusttavo Lima (Não tem adeus quando se ama) e Bruna Viola (Ô de casa. Ô de fora). ;Chamei grandes parceiros e quis voltar com o mesmo perfil de sempre, cantando os ;modão;, porque ninguém da nova geração faz isso. E eu não sei fazer outra coisa;, completa.


Banda Augusta
O quarteto brasiliense, composto por Taís Cardoso, Lucas Maranhão, Gabriel Peres e Davi Figueiredo, apresenta o primeiro disco. Tudo que podia é sucessor de uma série de singles gravados entre 2016 e 2017. ;O álbum mostra uma fase mais madura, em que juntamos as minhas composições e as da Taís para criarmos algo que fizesse sentido como um conjunto;, explica Lucas.

Com seis faixas, o álbum apresenta Caminhar, Solar, Se vier, Você quase sabe, Simples e Aguaceiro, destas, duas já haviam sido lançadas nas plataformas digitais. ;Com o álbum queremos mostrar um trabalho mais sólido e completo em relação aos arranjos, que foi tão especial de montar... Seria interessante que as pessoas sentissem que estão ouvindo histórias, e que pudessem se identificar;, comenta Taís. A banda já está confirmada no festival PicniK, em 23 e 24 de junho, na Torre de TV.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação