Diversão e Arte

Andy Summers se junta a brasileiros para show do Call The Police no DF

João Barone (Paralamas do Sucesso) e Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho) tocarão com o guitarrista os clássicos que incluem 'Every breath you take' e 'Roxanne'

Igor Silveira
postado em 20/06/2018 07:30
Projeto Call The Police
Quando ouviu, pela primeira vez, no início dos anos 1980, aquele rock com misturas de reggae e ska, adicionado a uma pitada de jazz, o baterista d;Os Paralamas do Sucesso, João Barone, ficou impressionado. Era o The Police, à época, formado por Sting (baixo e vocal), Stewart Copeland (bateria) e Andy Summers (guitarra). Musicalmente, tudo o que Barone mais amava estava ali, sintetizado no som do trio britânico. ;Para mim, eles eram uma espécie de Beatles daquela década;, define.

Pouco mais de 30 anos depois, João Barone estava excursionando com o amigo Rodrigo Santos, ex-baixista do Barão Vermelho, e com o ídolo Andy Summers, em uma turnê em que apresentam os grandes sucessos do The Police. ;Estou igual à criança em loja de doce;, diverte-se o baterista. Esse mesmo show estará em Brasília, na quinta-feira (21/6), a partir das 21h30, no NET Live (SHTN, Trecho 2). No repertório, clássicos como Every breath you take, Message in a bottle e Roxanne.

;Summers é um dos guitarristas mais influentes da história do rock. Ele poderia escolher quem quisesse para o projeto, então, é uma honra, uma experiência maravilhosa;, destaca Barone. ;É importante ressaltar que não estamos fazendo simplesmente um Ctrl %2b C, Ctrl V. Somos nós, com um dos integrantes do The Police, interpretando o repertório com muito respeito;, completa.


Encontros


O projeto Call The Police fez as primeiras apresentações em 2017. Mas o encontro do trio se deu antes, ainda em 2014. Andy Summers e Rodrigo Santos têm o mesmo produtor no Brasil e, naquele ano, fizeram participações nos shows um do outro. Em 2016, convidaram João Barone, conciliaram as agendas e escolheram o repertório. ;Eu, Barone e Rodrigo fizemos uma seleção das músicas de que mais gostamos e as colocamos em um grande show, com muita energia para o público;, relata Summers em entrevista exclusiva ao Correio.

;Rodrigo fica com a parte mais pesada, que é assumir os vocais. Todo mundo que assiste ao show se surpreende com a performance dele. Até porque é uma tarefa muito complexa fazer qualquer coisa comparada ao que o Sting fazia, uma das melhores e mais importantes vozes do pop rock mundial;, descreve Barone.

A turnê do Call The Police, em 2018, passou pela Argentina antes de aterrisar em solos brasileiros. Eles se apresentaram em São Paulo e Minas Gerais, antes de desembarcarem na capital federal. ;Brasília tem uma reputação muito séria com o rock brasileiro e é sensacional poder mostrar o show na cidade. Vai acontecer e, tenho certeza absoluta, será muito astral, um evento fora do comum;, empolga-se o baterista, que ainda estará com o projeto no Rio de Janeiro e na capital paulista ; locais em que, provavelmente, o show será registrado para futuros disco e DVD ;, além de Fortaleza e Chile.


Tupiniquim


Andy Summers tem grande afinidade com o Brasil. O guitarrista ; que mantém uma boa relação com Sting e Stewart ;, exalta a cultura brasileira, especialmente a música e a hospitalidade do povo. João Barone, que testemunha tal adoração, explica que o guitarrista faz questão de estar sempre bem informado sobre a atual situação do país, incluindo a política.

;Summers tem um encantamento pelo Brasil que começou pela música, mas foi muito além. Eu me sinto privilegiado de poder conviver com ele, ter conversas como se fôssemos velhos compadres, amigos de longas datas. É ótimo ouvir histórias da época do Police e mesmo antes, de jams que ele fazia com Jimi Hendrix etc.;, finaliza o baterista.

Três perguntas/ Andy Summers


O que o Brasil significa para você?
O Brasil é um dos meus locais favoritos, não só pela música, mas pela cultura em geral. Isso sem falar no povo, que é maravilhoso.

O que você mais gosta da música brasileira?
Eu conheço muitos artistas brasileiros e é dificil falar de um em especial com tantos músicos maravilhosos, mas vamos lá: Tom Jobim, Pixiguinha, Guinga, João Gilberto, Roberto Menescal, Cris Delano, João Gilberto, Hamilton de Holanda e Paulinho da Viola, entre outros.

Você tem acompanhado o momento político do país?
Sim, hoje todos sabemos o que acontece em tempo real e torço para que o Brasil saia dessa crise politica o mais rápido possível porque é um país espetacular.

Call The Police
Quinta (21/6), a partir das 21h30, no Net Live Brasília (SHTN, Trecho 2, Conjunto 5, Lote A). Ingressos a R$ 200 (inteira) e R$ 100 (meia-entrada). Os primeiros 300 assinantes do Correio que comprarem ingresso têm 60% de desconto sobre o valor da inteira. Mais informações: 3340-3007/3306-3030. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação