Diversão e Arte

Artistas nacionais lançam EPs e singles em plataformas digitais

Proposta é um meio de driblar a crise na indústria fonográfica

Matheus Dantas*, Adriana Izel, Lígia Vieira*
postado em 20/06/2018 07:20
A crise na indústria fonográfica e a disseminação da internet foram peças fundamentais para que os artistas do cenário musical passassem a apostar em novos formatos, como os EPs e os singles. O primeiro é uma espécie de CD com um número menor de músicas, enquanto o outro é a aposta em divulgar as canções de forma isolada, normalmente, com lançamento de clipe. Essa é uma tendência que tem sido vista entre os artistas brasileiros. No último mês, nomes como Projota, Léo Santana e a banda brasiliense Dona Cislene apostaram na tendência. Confira os principais lançamentos nesses formatos.

Léo Santana
Cantor Léo Santana
Buscando novas influências, o cantor de axé lançou o EP Inovando, com sete novas canções, incluindo o sucesso 10 beijos de rua. ;Esse álbum traz um lado mais maduro, ousado e mais dançante;, afirma Léo Santana. Ele escolheu trabalhar com outros ritmos, como o sertanejo, o reggae e o pop, e para isso teve a participação da dupla Maiara & Maraisa, em Uma lá, duas cá. ;É um projeto paralelo, eu não vou virar sertanejo;, garante. O artista estará em Brasília em 1; de setembro ao lado de Anitta, na festa Na Praia.
[VIDEO3]

Dona Cislene
Banda brasiliense Dona Cislene
Enquanto não lança o próximo álbum, a banda brasiliense Dona Cislene tem feito alguns singles. Depois da canção carnavalesca Daqui pra frente carnaval, agora o quarteto divulgou o single Anunnaki, que ganhou um clipe de animação no YouTube. ;A gente estava lendo sobre isso (Anunnaki, um grupo de divindades) e o Bruno (Alpino) fez essa música sem pretensão;, afirma o guitarrista Guilherme de Bem. Essa é a primeira faixa feita pelo grupo sem contar com um produtor. ;Ela é muito nossa, tem elementos que só a gente entende. Isso foi algo bem diferente;, completa. Por meio da temática, a banda faz uma crítica à sociedade e ao próprio ser humano.
[VIDEO4]

Projota
Rapper Projota
Com uma batida diferenciada e letras que falam bastante de superação, o rapper paulista resolveu apostar na faixa Mayday, que foi divulgada nas plataformas digitais acompanhada de um clipe. O hit é a música de estreia do novo álbum de Projota, ainda sem data de lançamento. ;Resolvi fazer um lance novo. Abri um canal de comunicação direto com meus fãs, e pelas redes sociais pedi que eles me enviassem batidas. Chegaram mais de 500 apenas no primeiro dia. Mayday foi a primeira em que consegui desenvolver uma letra. Quando descobri que o autor era deficiente visual, fiquei ainda mais feliz de ver como ele era talentoso. Mayday faz uma crítica às desigualdades e aos governantes que pouco fazem pelos menos privilegiados;, explica.
[VIDEO5]

Maneva
Banda Maneva
Como forma de aquecer os fãs antes do lançamento do DVD acústico, a banda paulista de reggae Maneva lançou o single e o clipe de Tô de pé. Essa é a primeira música revelada do álbum, ainda inédito, que contará com 18 canções, e será gravado em São Paulo entre os dias 14 e 15 de julho. "As músicas virão com uma pegada bem diferente e muito interessante, desde o arranjo à melodia. Vamos ter um pouco do pagode, instrumentos metais e regionais, como a sanfona e o piano, além das cordas, com o violão", adianta o baixista Fernando Gato. O grupo desembarca em Brasília em agosto para show em 26 de julho, no projeto Na Praia.
[VIDEO6]

Eduarda Brasil
Cantora Eduarda Brasil
Com apenas 16 anos, Eduarda Brasil, a ganhadora da última edição do reality show The voice kids, lançou o primeiro trabalho após a vitória no programa. A jovem optou por um EP composto por quatro faixas: O seu amor já passou (Simone & Simaria), Verdadeiro amor (Banda Magníficos) e as inéditas Amiga que presta, essa com participação de Márcia Fellipe (grande nome do forró atual), e Fiz parte do seu jogo. ;Com o EP queremos alcançar o Brasil inteiro e não causar estranhamento no público que me via no programa;, espera a cantora mirim.
[VIDEO1]

Jão
Cantor Jão
Cantor que se destaca na internet com singles, Jão divulgou um EP antes do lançamento do álbum completo. O EP Primeiro acústico é formado por quatro faixas autorais: Imaturo, que esteve presente na lista das 100 músicas mais ouvidas no Spotify, Álcool, Ressaca e Aqui, a única inédita do material. ;Eu não tinha falado nada sobre o lançamento do EP, então foi uma surpresa para os fãs. Sem contar que ficavam fazendo campanhas para eu gravar Aqui (faixa que já era conhecida por aparecer nos shows do cantor);, conta Jão. Sobre a trajetória, ele completa: ;Há muita coisa a percorrer, pois é um mundo difícil o mundo da música;.
[VIDEO3]
Um44k
Dupla Um44k
Sucesso na internet com o hit 4 da manhã, a dupla, formada por Luan Otten e Saulo Poncio desde 2015, divulgou mais um single, a faixa Nossa música, que, desde o lançamento, tem mais de 19 milhões de visualizações no YouTube. ;Essa é uma música romântica que fala de desencontros de amores passados. A gente sempre escreve algo que seja baseado no que a gente viveu;, explica Saulo. Por enquanto, o duo não pretende lançar um álbum completo e quer apostar nos singles.
[VIDEO7]

Gustavo Fagundes
Cantor Gustavo Fagundes
Lançado nacionalmente após participar do The voice Brasil, o cantor Gustavo Fagundes divulga o primeiro EP da carreira, que é formado por cinco faixas, todas de autoria do artista: Você me faz feliz, Tanto a perder, Sua voz, Tentando e Foi bom. ;Foi um processo longo até chegar às faixas. Começamos a trabalhar nesse EP há dois anos, porque fui compor e testar até chegar a esse resultado;, revela
[VIDEO8]

*Estagiários sob supervisão de Igor Silveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação