Diversão e Arte

Festival celebra o Dia Mundial do Refugiado com programação cultural

MigrArte é um evento em prol de imigrantes em situação de refúgio

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/06/2018 12:55
Festival busca envolver os participantes em uma experiência intercultural através do cinema, música, artes e gastronomia
Celebrando o Dia Mundial do Refugiado e a Semana do Migrante, o Memorial dos Povos Indígenas recebe no sábado (23/6), a partir das 10h, o festival MigrArte 2018. A celebração dos povos possibilita troca intercultural e reunirá pessoas de diferentes países, origens e culturas por meio do cinema, música, artes e gastronomia.
O festival chega após quatro edições do CineMigrarte, evento inspirado no MigrArte, que visa inserir imigrantes em situação e refúgio no cotidiano dos moradores do Distrito Federal. A entrada é gratuita com doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Centro de Atendimento Infantil em Pacaraima (Roraima) na fronteira com a Venezuela. O evento lançou uma campanha de para a programação musical, buscando reunir pessoas e colaborações em prol da causa.
Artistas imigrantes vindos de vários lugares do mundo foram convidados para tocarem no Palco Músicas do Mundo; DJ Franck (Camarões), Alpha Kabinet (Guiné Conacri), Damelis Castillo (Venezuela), Jesse Rivest (Canadá) e Damba Group (Gana). Além dos brasileiros DJ A, Seu Preto, Nanãn Mattos e Foli Ayê.

Na programação também terá Mostra de Animações Interakt; a Feira Intercultural com artesanato e a feira gastronômica Sabores do Mundo; o espaço infantil Crianças sem Fronteiras; o Fórum internacional Sonhos em Movimento, onde mulheres de diferentes continentes falam sobre perspectivas para o Brasil e para o mundo nos próximos 20 anos; e a mostra do documentário brasileiro-alemão Zaatari, memórias do labirinto que retrata a história de refugiados que vivem em Zaatari (Jordânia) oferecido pelo ACNUR, a agência da ONU para refugiados.
Quem participar das colaborações financeiras pode receber recompensas como livros, camisetas, ensaio fotográfico com a Vértice Fotografia, obra de arte em mosaico de artista Alemã Gertrud Müller, entre outras gratificações. Voluntários estão sendo selecionados para ajudar na organização, as inscrições podem ser feitas por meio de formulário.
Programação MigrArte 2018
10h ; Abertura Feira Intercultural, Sabores do Mundo e Crianças sem Fronteiras;
10h às 18h - Mulheres que inspiram o mundo
11h - Dança indígena
11h30 às 12h15 - Cerimônia de abertura
14h às 18h - Meet Business %2b Banco de Tempo
14h às 15h - Palestra Anistia Internacional
15h às 16h- Palestra Instituto Haus Auf
18h às 19h - Fórum Internacional Sonhos em Movimento (Mulheres que inspiram o Mundo - Porta Vozes das Causas as quais estão inseridas)
19h às 20h30 - Mostra de Animações Interakt
20h30 às 22h - Documentário Zaatari, memórias do labirinto.
22h às 22h30 - Ritual de encerramento

Serviço:
MigrArte 2018
Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental). Sábado (23/6), das 10h às 22h30. Ingresso: 2KG de alimento não perecível. O festival tem classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação