Diversão e Arte

Inscrições para o Prêmio Jabuti encerram-se na quinta-feira (28/6)

Os resultados serão divulgados no site oficial do prêmio

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 26/06/2018 13:59
O maior prêmio do livro do Brasil está na 60ª edição
As inscrições para participar da 60; edição do Prêmio Jabuti encerram-se na próxima quinta-feira (28/6), podendo ser feitas no site. A premiação ocorrerá em 8 de novembro no Auditório do Ibirapuera. O vencedor do grande prêmio, como Livro do ano, ganha R$ 100 mil, e os vencedores de cada uma das 18 categorias fica com R$ 5 mil. Organizado em quatro grandes eixos, o Prêmio Jabuti selecionará 10 finalistas. A única categoria que não recebe prêmio é Livro Brasileiro Publicado no Exterior. Veja como ficaram dividios os eixos com as reformas recentes do prêmio anunciadas em maio.

  • Eixo Literatura: Romance, Poesia, Conto, Crônica, Infantil e Juvenil, Tradução e HQ.
  • Eixo Ensaios: Biografia, Humanidades, Ciências, Artes e Economia Criativa.
  • Eixo Livro: Projeto Gráfico, Capa, Ilustração e Impressão.
  • Eixo Inovação: Formação de Novos Leitores e Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

Sobre cada Eixo:


Eixo Literatura: Eixo que contempla narrativas a partir da palavra escrita em verso ou em prosa, nos gêneros mencionados anteriormente.

Eixo Ensaios: Eixo que contempla texto em prosa com qualidade literária, expondo um ponto de vista com conhecimento de causa e que esteja ao alcance do público não especializado. Pode ser de caráter especulativo ou partir de dados de pesquisa científica.

Eixo Livro: Eixo que contempla etapas do processo de produção material do livro físico. Obras inscritas neste eixo não concorrerão à premiação Livro do Ano.

Eixo Inovação: Eixo que reconhece, dá visibilidade e estimula iniciativas de promoção à leitura, de acesso ao livro e de divulgação da cultura brasileira realizadas por indivíduos, grupos, organizações sociais, mídias, empresas e bibliotecas comunitárias ou públicas. Obras ou projetos inscritos neste eixo não concorrerão à premiação Livro do Ano.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação