Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Projeto Plano Imaginário abre neste sábado espaço físico no Lago Norte

O ateliê funcionará de quinta a sábado com o objetivo de expandir o diálogo com a fotografia


Por um ano, o Plano Imaginário expandiu o diálogo sobre fotografia no Distrito Federal por vias on-line. A partir deste sábado (30/6), entretanto, o horizonte de atividades promovidas pelo projeto será ampliado com a inauguração de espaço físico no Centro de Atividades do Lago Norte.

O ateliê que funcionará de quinta-feira a sábado (nos demais dias, abrirá mediante agendamento), além de expor fotografias, oferece cursos, palestras, curadoria e acompanhamento de projetos. As obras penduradas ali também poderão ser compradas pelos visitantes.

Ambicioso, o projeto se pretende colocar entre os centros fotográficos referências da capital. ;Queremos receber fotógrafos de todos país, promover workshops com grandes nomes da área;, antecipa Zuleika de Souza, criadora do Plano Imaginário ao lado de Cláudio Versiani.

Há 35 anos desenvolve a atividade de fotojornalismo e trabalhou em redações de jornais, como a do Correio Braziliense, onde esteve por 25 anos. Cláudio Versiani, parceiro de profissão há cerca de três décadas, desenvolveu o projeto ao lado dela. Ambos os fotógrafos desejavam que o espaço não se limitasse ao virtual desde sua criação.

;Chegamos a fazer algumas exposições pequenas durante esse período, o que só aumentava a vontade de ter um lugar fixo;, diz Zuleika.


Para todos


Os cursos promovidos se destinarão a todas as idades: dos jovens com desejo de aprimorar as técnicas e o olhar fotográficos até aposentados sem instrução para tirar foto sequer pelo celular.

A facilidade de registrar imagens nos dias de hoje, largamente ampliada com os smartphones, chegou para acrescentar, acredita a experiente Zuleika. A fotojornalista que teve contato com câmera apenas aos 18 anos acredita que hoje se reconhece melhor o valor artístico das fotografias.

;Antigamente, não se conseguia vender fotos para colocar na parede, hoje é possível;, ressalta. ;Atualmente, as fotos têm cunho museológico, elas têm mais durabilidade, qualidade melhor. Estão aumentando as galerias no mundo inteiro;, completa.

;Com a popularização da fotografia, todo mundo está fotografando e a gente queria dar uma visão mais nossa, da nossa impressão de como fotografia pode ser utilizada, vista, o nosso olhar;, finaliza Zuleika.

Para abertura, haverá discotecagem, coffee break e exposição de André Dulsek, Paula Simas, Cláudio Versiani, Luiza Venturelli, José Maria Palmieri e Zuleika.

Inauguração do ateliê Plano Imaginário
Sábado (30/6), às 17h, no Centro de Atividades do Lago Norte. Entrada franca. Classificação indicativa livre.