Diversão e Arte

Foto de brasileira é uma das vencedoras de concurso da National Geographic

Com imagem de irmãs gêmeas haitianas que vivem no Brasil, Tati Itat fica entre as 13 melhores fotos do concurso Fotógrafo de Viagem do Ano 2018

postado em 02/07/2018 17:02
[FOTO1187747]
A brasileira Tati Itat é uma das vencedoras do concurso Fotógrafo de Viagem do Ano, promovido pela revista National Geographic. Com a imagem das irmãs gêmeas Le;da e La;lle, refugiadas haitianas que vivem no Brasil, a fotógrafa do Rio Grande do Sul acabou integrando a relação das 13 fotografias vencedoras deste ano (veja outras vencedoras na galeria acima).

No texto publicado no site da National Geographic, Tati explica que, desde 2016, se envolveu com imigrantes e refugiados haitianos que vivem em sua cidade, Estrela (RS). "Eu me tornei amiga de algumas das famílias e especialmente das gêmeas", conta a fotógrafa. "Elas dizem que viver no Brasil é como morar no paraíso ; bem diferente da realidade do país de origem delas", completa.

Tati, que atua como fotógrafa profissional, diz que a imagem premiada (uma das escolhidas na categoria Pessoas) foi feita num dia em que as meninas brincavam em frente de casa, improvisando exercícios como uma forma de desenvolver a imaginação e a criatividade. "La;lle esticou a mão em direção ao rosto de Le;da e levantou a cabeça da irmã, indicando para onde ela devia olhar. Nesse curto instante, eu fiz a foto", descreveu.

Na categoria Escolha do Público, o Brasil volta a aparecer, dessa vez como cenário. O italiano M. Raccichini foi um dos mais votados pelos internautas com uma foto feita na Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Ao descrever sua foto, Raccichini explica que ficou fascinado com o visual da praia e decidiu voltar ao local para produzir a imagem.
Jovens jogam futebol na praia de Ipanema

O grande vencedor do concurso (veja todos os vencedores aqui) foi Reiko Takahashi, com a foto "Sereia", que mostra uma baleia vista por trás no mar da Ilha Kumejima, no Japão. Pelo instantâneo, o japonês levou US$ 10 mil. Outros vencedores nas categorias Natureza, Cidades e Pessoas receberam US$ 2.500. As fotos de Tati e Raccichini não receberam prêmio em dinheiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação