Diversão e Arte

Sobras de munição: Plebe Rude lança álbum 'Primórdios' recheado de inéditas

O lançamento em Brasília do novo projeto será em 4 de agosto na área externa do CCBB

Irlam Rocha Lima
postado em 03/07/2018 08:11

Plebe Rude grava DVD com canções esquecidas da primeira fase da banda

Em 1980, Philippe Seabra era um pré-adolescente que ouvia à exaustão bandas punks como The Clash, Sex Pistols e Ramones, que lhes foram apresentadas por André Mueller. O guitarrista, aos 13 anos, havia formado a banda Caos Construtivo; enquanto o amigo, quatro anos mais velho, era baixista de Os Metralhas. À época, os dois se tornaram parceiros e compuseram suas primeiras músicas.

Um ano depois, os dois formaram a Plebe Rude e deixaram de lado aquelas músicas nos discos de uma das primeiras bandas de punk rock de Brasília e do Brasil. Em 2017, depois de ler o livro Meninos em fúria, de Marcelo Rubens Paiva e Clemente Nascimento, sobre a história do rock brasileiro, em especial do segmento punk, em São Paulo, no início dos anos 1980, Philippe decidiu retomar o que a Plebe havia deixado para trás.

"Lembrei, fazendo pesquisa, que pelos menos 10 músicas que compomos entre 1981 e 1983 não haviam sido gravadas pela banda. De algumas não nos lembrávamos mais. Para resgatá-las contamos com a ajuda fundamental de Olímpio Cruz Neto, autor do livro Playlist -Crônicas sentimentais de canções inesquecíveis; e Paulo Marchetti, de O Diário da turma. Eles haviam disponibilizado no soundcloud músicas nossas que tinham sido registradas originalmente em fitas cassete", conta Philippe.

Após reunir um repertório de 18 músicas, o grupo chegou à conclusão de que precisava fazer o registro do material em DVD. Isso ocorreu em 17 de novembro do ano passado, num espaço de eventos no bairro de Pinheiros, em São Paulo. "Foi criado ali uma ambientação que remetia ao de casas noturnas do undergound paulistano da década de 1980, como Madame Satã, Radar Tantã e Rose Bombom. Fizemos poucos ensaios para a gravação. Queríamos tocar as músicas com a crueza, com tosqueira de como foram criadas. Não houve nenhuma edição", revela o guitarrista. "A ideia era que elas chegassem aos ouvidos dos fãs da Plebe com a sonoridade do punk rock da época", reforça.

Das 18 faixas do Primórdios (nome dado ao projeto), a metade é de inéditas, entre as quais Bandas BSB, Cavalaria Rusticana, Ditador, Nada (original) e Disco em Moscou, que ganhou também uma versão de estúdio. Há também as compostas no mesmo período dessas, que foram gravadas em discos da Plebe, como Pressão social (Mais raiva do que medo), Voz do Brasil (Enquanto a trégua não vem) e Censura (Nunca fomos tão brasileiros), além de Tá com nada, pelo Detrito Federal. Em Dança do semáforo, há participação de Gabriel Thomaz e Erika Martins, do Autoramas.

Primórdios, que foi disponibilizado nas plataformas digitais, teve lançamento no último dia 9, com show no Circo Voador. "Temos uma ligação muito forte com o Circo Voador, o lugar onde a Plebe mais se apresentou ao longo da carreira", lembra Philippe. O lançamento em Brasília será em 4 de agosto, na área externa do Centro Cultural Banco do Brasil, pelo projeto Todos os Sons ; Especial Rock.

Primórdios

DVD da Plebe Rude, com 18 faixas, produção independente. Disponibilizado nas plataformas digitais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação