Publicidade

Correio Braziliense

Museu de Moscou exibe exposição sobre Brasília

A beleza da capital federal será mostrada em fotografias, maquetes, vídeos, mapas e esculturas durante a exposição


postado em 03/07/2018 16:27 / atualizado em 04/07/2018 14:20

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

 

A Embaixada de Moscou inaugurou nesta terça-feira (3/7) uma exposição sobre a capital brasileira. A mostra intitulada "Brasília - da utopia à capital" já passou por oito países e agora chega à Rússia, onde ficará até o fim do mês de julho. A curadora Danielle Athayde propõe uma viagem no tempo desde as primeiras ideias de uma capital no centro do país, passando pela construção de Brasília na década de 1950 e terminando com referências da atualidade.

 

A exposição destaca importantes nomes na construção da cidade, como o presidente Juscelino Kubitschek, o urbanista Lucio Costa, o arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx. Registros fotográficos de diferentes períodos compõe a obra, vinda de fotógrafos como Mário Moreira Fontenelle, Peter Scheier, Jesco Puttkamer e Fábio Colombini. O acervo é originário de sete instituições culturais brasileiras: Arquivo Público do Distrito Federal, Instituto Moreira Salles, Casa Lucio Costa, Fundação Athos Bulcão, Fundação Oscar Niemeyer. PUC Goiás e Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do Rio de Janeiro.

 

Danielle Athayde construiu a exposição depois de uma extensa pesquisa que embasou sua tese de mestrado defendida em 2009, em Madri. Depois da aprovação, a proposta foi materializada e exposta no centenário da capital em 2010. Brasília - da utopia à capital é apoiada pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo Governo de Brasília e pela Secretaria de Turismo do DF, além da Embaixada do Brasil em Moscou.

 

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

 

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade