Diversão e Arte

Festivais nacionais e consagrados no Brasil ganham edições em Portugal

Eventos como Rock in Rio Lisboa, MIMO Festival Amarante, Festeja e Villa Mix revelam a força do cenário musical

Adriana Izel
postado em 04/07/2018 07:30
Bruno Mars foi uma das atrações do Rock in Rio Lisboa, que já tem 14 anos de história
A relação entre Brasil e Portugal é antiga e complexa, tendo mais de 500 anos de história. Dentro desse contexto, a sociedade portuguesa sempre consumiu produtos culturais do Brasil, das novelas à música. Diferentemente do público brasileiro, que, apenas nos últimos anos, estreitou a ligação com o país europeu.

Hoje, legalmente, mais de 90 mil cidadãos brasileiros vivem em Portugal, de acordo com dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). No mundo da música, nomes como Carminho, Ana Bacalhau, Valete, Capicua e António Azambuja conseguiram espaço com o público brasileiro, fazendo shows no Brasil e gravando com artistas de sucesso do país, como Chico Buarque e Emicida.

Tudo isso se refletiu também no cenário dos festivais, que, cada vez mais, encontram espaço nas cidades portuguesas para edições internacionais. Há 14 anos, o Rock in Rio desembarcou em Lisboa e teve mais uma edição realizada neste ano em 23, 24, 29 e 30 de junho.

Apesar da presença de nomes internacionais, como Bruno Mars e Katy Perry, o destaque ficou para os artistas brasileiros, incluindo Anitta e Ivete Sangalo, que roubaram a cena em suas apresentações no evento. ;Já são 14 anos de Portugal, sete edições. Sempre fomos muito bem recebidos. Vão pessoas da Europa inteira. Hoje já faz parte do calendário do país;, analisa Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio. A próxima edição do festival em Lisboa está marcada para 2020.

Tradição

Outro festival que também já tem uma tradição em Portugal é o MIMO. A série de shows surgiu no interior das igrejas de Olinda, em 2004, e ganhou outras cidades do Brasil até chegar ao município de Amarante, que faz parte do distrito de Porto, ao Norte do país europeu, onde o evento reveza em parques, museus, centros culturais e nas esquinas de igrejas.

De 20 a 22 de julho, o evento terá a sua quarta edição internacional. O line-up é encabeçado por brasileiros, como Dona Onete, Baiana System, Almério, Otto e Moacyr Luz, mas, para promover a integração cultural, que é uma característica do MIMO, estão confirmados nomes de Portugal, Estados Unidos, Moçambique, China e Sérvia.

Além dos shows, o festival terá atividades gratuitas voltadas para o cinema, as artes ; com a exposição Cenários ; MIMO 15 anos ; e a educação. Na cidade portuguesa, o evento é promovido em parceria com a Câmara Municipal de Amarante e com patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que promove o MIMO sem barreiras, com o objetivo de ações de inclusão no festival.

Novatos

O sertanejo é o estilo musical mais ouvido no Brasil e o sucesso do gênero ultrapassou o continente desde os tempos de Ai se eu te pego, do Michel Teló, e tem se mantido. Pelo menos é o que indica a chegada de dois grandes festivais sertanejos a Portugal. No ano passado, o Festeja teve uma edição em Lisboa em abril.

Com shows de Kleo Dibah & Rafael, Maiara & Maraisa, Zé Neto & Cristiano, Henrique & Juliano e Marília Mendonça, o evento reuniu um público de sete mil pessoas na Altice Arena, espaço que já foi chamado de Pavilhão Atlântico e MEO Arena e é uma casa de shows famosa em Lisboa, com capacidade para até 20 mil pessoas. Na época, Marília Mendonça, uma das representantes do feminejo ao lado de Maiara & Maraisa no festival, decretou sobre o desembarque do sertanejo nas terras lusitanas: ;Sofrência não tem fronteiras, minha gente!”.

Uma das duplas mais celebradas no Brasil, Jorge & Mateus estará no Villa Mix Lisboa

Em 6 de outubro, o festival Villa Mix, que recebeu 100 mil pessoas no ano passado em Goiânia e ainda não divulgou o público da edição do último fim de semana que tinha expectativa de 140 mil presentes, terá a primeira edição na Europa ; em abril, o evento também teve outra edição internacional passando pelo Paraguai. E a cidade escolhida, naturalmente, foi Lisboa, mas, antes de mudar de continente, tem edições ainda em Natal (10/8), Recife (11/8), Palmas (25/8) e Volta Redonda (15/9).

Assim como ocorreu com o Festeja, o Villa Mix será realizado no Altice Arena e contará com line-up formado por grandes nomes do sertanejo, e também acompanhado de artistas de destaque da música eletrônica e do funk, outros estilos que têm conquistado espaço no Brasil e mundo afora. Estão confirmadas as presenças de Jorge & Mateus, Matheus & Kauan e Wesley Safadão representando o ritmo que marca o festival, além do funkeiro Kevinho e do DJ Alok, natural de Goiânia, mas que fez carreira em Brasília, quando ainda tocava ao lado do irmão Bhaskar.

MIMO Festival Amarante
De 20 a 22 de julho na cidade de Amarante, em Portugal. Com shows de Marta Pereira da Costa (Portugal), Matthew Whitaker Trio (EUA), Timbila Muzimba (Moçambique), Dona Onete (Brasil), Dead Combo (Portugal) e Baiana System (Brasil), no dia 20; Pablo Lapidusas International Trio (Argentina/Brasil/Cuba), Shai Maestro Trio (Israel), Almério (Brasil), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Otto (Brasil) e Rui Veloso (Portugal) no dia 21; e Moacyr Luz (Brasil), Gogo Penguin (Inglaterra), Bruno Pernadas (Portugal), Orquestra Chinesa Cheong Hong De Macau (China), Hudson ; Jack DeJohnette, John Scofield, John Medeski & Scott Colley (EUA) e Goran Bregovic Wedding And Funeral Band (Sérvia) no dia 22. A entrada é gratuita.

Villa Mix Festival Lisboa
Em 6 de outubro, no Altice Arena, em Lisboa. Com shows de Alok, Jorge & Matheus, Kevinho, Matheus & Kauan e Wesley Safadão. O evento terá cinco áreas: Villa Vip, Villa Prime, Balcão 1, Balcão 2 e Golden Mix. Ingressos à venda em https://www.villamix.com.br/edicoes/villamix-lisboa/.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação