Diversão e Arte

Indiana Nomma canta Pela luta de Mercedes Sosa

A cantora Indiana Nomma se apresenta hoje, no Feitiço Mineiro, com clássicos da diva argentina

Irlam Rocha Lima
postado em 07/07/2018 06:38
Indiana Nomma: 'Esse show é um convite à reflexão pelos ideais de uma geração'
Embora seja uma cidadã do mundo e uma cantora familiarizada com estilos musicais como jazz, blues e soul music, Indiana Nomma tem uma identificação maior com a latinidade. Hondurenha de nascimento ; com passagem pelo México, Nicarágua e Costa Rica ;, de espírito e alma brasileiros, ela tem profunda admiração pela diva argentina Mercedes Sosa.

;Mercedes sempre foi uma referência musical para mim, desde que, na infância, assisti a um show dela, na Praça da Revolução Sandinista, em Manágua, acompanhada pelos meus pais, exilados pela ditadura militar;, lembra. ;A partir dali busquei conhecer melhor a obra de La Negra (como a musa era chamada), destacada representante da cultura latina na trincheira de resistência a regimes militares;, acrescenta

Isso lhe foi possível, porque em casa havia muitos discos de Mercedes, que Indiana costumava ouvir com atenção. ;Quando voltei ao Brasil, e vim morar em Brasília, deixei um pouco de lado essas canções, uma vez que passei a me dedicar a outro gênero musical. Oficialmente, iniciei minha carreira como vocalista da BSB Disco Club, grupo que fez muito sucesso, principalmente na década de 1990, quando cumpriu seguidas temporadas no extinto Gate;s Pub, na 403 Sul;, conta.

Na capital, paralelamente, Indiana participou de outros projetos em que pontificava a intérprete eclética, capaz de passear por repertórios diversos, explorando diferentes estilos e sonoridades. Uma de suas melhores recordações, daquele período, foi um show que fez na Academia de Tênis, abrindo para a estrela norte-americana Gloria Gaynor.

;Em 2003, ainda morando na cidade, criei o projeto Tributo a Mercedes Sosa. A estreia foi no Feitiço Mineiro. Como havia assumido compromisso com o saudoso Jorge Ferreira, subi ao palco três dias depois da morte da minha mãe;, recorda-se. ;A partir dali, nunca mais deixei de fazê-lo duas vezes por ano, mesmo depois que fui morar no Rio de Janeiro. Uma delas em julho, mês da morte de Mercedes, em 2009;, complementa.

De volta a Brasília e ao Feitiço, Indiana se apresenta hoje, às 22h, acompanhada pelo pianista José Cabrera e o baterista Renato Glória, tendo como convidada a cantora uruguaia Gabriela Doti. Ela interpretará músicas importantes do legado de Mercedes, como Alfonsina y el mar, Canción com todos, Duerme negrito, Gracias a la vida e Volver a los 17. ;Esse show é um convite à reflexão pelos ideais de uma geração e de seus herdeiros. Um convite ao respeito humano à dignidade e à voz do povo;, enfatiza.

SERVIÇO
Tributo a Mercedes Sosa
Show de Indiana Nomma, acompanhada por José Cabrera (piano), Renato Glória (bateria) e participação de Gabriela Doti, hoje, às 22h, no Feitiço Mineiro (306 Norte). Couvert artístico R$ 30. Não recomendado para menores de 16 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação