Diversão e Arte

Talentos jovens despontam na música, e requisitam atenção redobrada

Enzo Rabelo e MC Bruninho se destacam e levantam discussão sobre presença das crianças no mundo do entretenimento

Adriana Izel
postado em 10/07/2018 07:44
Enzo Rabelo é filho do cantor sertanejo Bruno, da dupla Bruno & Marrone
A presença de jovens cantores no mundo da música costuma ser uma faca de dois gumes. Se por um lado revela um talento precoce que merece ser celebrado, por outro evidencia a necessidade de um cuidado maior com a pressão social que se revela por conta da fama. Nos últimos meses, essa discussão voltou à tona com o destaque de dois jovens artistas: o sertanejo Enzo Rabelo, 10 anos, e o brega funk MC Bruninho, 11. Ambos ficaram conhecidos por conta de vídeos na internet e, aos poucos, têm conquistado admiradores.

;O grande desafio é ser algo meio paradoxal para os pais. Muitas vezes, eles ficam deslumbrados por terem um filho com habilidade especial e, em circunstâncias brasileiras, em que isso pode tirar a família da miséria, acabam enchendo a bola dos filhos. Mas a fama é algo fugaz, nem todas as crianças que foram cantores bem-sucedidos na infância e adolescência se tornaram adultos de sucesso;, analisa o Mario Louzã, médico psiquiatra e psicanalista.
MC Bruninho estourou com a música Jogo de amor, sucesso nas plataformas digitais

Nascido Richardson Cardoso, o recifense MC Bruninho se tornou um fenômeno ao lançar em maio a faixa Jogo do amor, com uma letra romântica, como mostra o início da canção: ;O amor que eu sinto por você/ Nada disso você deve entender/ O teu jogo eu sei jogar, mas nunca vou ganhar/ Porque você não sabe o sentido de amar;. O primeiro vídeo da música tem mais de 132 milhões de visualizações no YouTube e o clipe oficial, lançado em junho, em parceria com a GR6 Filmes, já foi assistido mais de 21 milhões de vezes na plataforma. No Spotify, a música entrou para o top 50 das músicas mais ouvidas do streaming.

Apesar de cantar a sofrência, um território adulto na música, é possível perceber um cuidado em torno da carreira de Bruninho. O novo clipe de Jogo do amor, que teve direção de Caio Canine, busca um diálogo com a idade do cantor ao apostar em uma estética infantojuvenil. Um ponto que pode ser importante na carreira de estrelas mirins, que estão amparadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que, no artigo 149, dispõe sobre a participação da criança e do adolescente no trabalho artístico tentando evitar excessos para os menores.


Apoio

Para o médico psiquiatra e psicanalista Mario Louzã, os jovens talentos necessitam de acompanhamento tanto especializado quanto familiar. ;O desafio é lidar com o emocional para não se tornar embriagado pela fama. Mas esse é um desafio para todos nós, cada um na sua proporção. Fama e poder despertam um narcisismo em nós;, explica. ;O maior problema é que a fama às vezes acontece num espaço de tempo em que não dá tempo para preparar. A criança acorda e no dia seguinte já é famosa;, completa.

No caso do jovem Enzo Rabelo, a fama é algo de família. Ele é filho do cantor Bruno, da dupla Bruno & Marrone. E esse pode ser um ponto a favor do pequeno, já que o pai tem mais de 30 anos de carreira e ao longo da trajetória precisou lidar com múltiiplos problemas.

Assim como Bruninho, Rabelo viu o sucesso surgir na internet ao lançar a música Meio caminho andado no YouTube. Escrito por Waleria Leão e Thales Lessa, a faixa tem mais de 6 milhões de views no YouTube e mostra o jovem talento cantando acompanhado do pai, que aparece ao fundo tocando violão ao lado de outros instrumentistas.

Desafios

Apesar de Bruninho e Enzo serem os jovens talentos em destaque no momento, o Brasil tem um histórico de crianças artistas no mundo da música. Desde a dupla Sandy & Junior e a Turma do Balão Mágico até os mais recentes como as funkeiras MC Melody e Elis MC, a brega funk MC Loma e a rapper MC Soffia, sem falar no programa de competição musical, o The voice kids, que teve três temporadas exibidas na Globo.

Além dos desafios emocionais, Louzã enfatiza outros pontos que devem ser levados em consideração nas carreiras precoces. ;É muito comum que a criança tenha um tom de voz, uma característica que a torne interessante e quando chega na adolescência ou na vida adulta, o corpo, a voz e essa característica mudam. É aí que está o problema, como chega rápido, pode ir embora. Muitas crianças famosas se tornaram adultos problemáticos;, lembra. O médico cita alguns artistas que tiveram problemas em suas carreiras, como Rafael Ilha, ex-Polegar, e o cantor Justin Bieber, que, após chegar a maioridade, se envolveu em confusões e problemas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação