Diversão e Arte

Brega-funk, sucesso no Nordeste, invade o restante do Brasil

Sucesso de nomes como Aldair Playboy e MC Loma e as Gêmeas Lacração demonstram o avanço do movimento

Adriana Izel
postado em 11/07/2018 07:20
MC Loma e as Gêmeas Lacração roubaram a cena durante o carnaval
Pode parecer cedo, mas já é possível decretar que 2018 é o ano em que o movimento brega-funk ultrapassou as barreiras territoriais do Nordeste e ganhou o Brasil. Quer um exemplo? É possível dar pelo menos três: MC Loma e as Gêmeas Lacração, que tiveram o hit orgânico do carnaval, a música Envolvimento; e Aldair Playboy e MC Bruninho, que se tornaram os donos das músicas mais executadas no Brasil nos últimos meses com as faixas Amor falso e Jogo do amor, respectivamente.

A internet foi um dos principais facilitadores dessa invasão do brega nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. ;A web ajudou muito em tudo isso. Não existem mais limites, a música chega muito mais rápido;, analisa Aldair Playboy.

Mas a disseminação na web não foi a única responsável: o apoio e a parceria com artistas de outros estilos também foram fundamentais. MC Loma e as Gêmeas Lacração ganharam força, principalmente, com a ajuda de estrelas como Anitta e o produtor KondZilla ; os dois apoiaram o hit Envolvimento no carnaval.

[VIDEO5]

Desde o estouro da música, o trio tem se unido a diversos outros artistas para se manter no topo, entre os nomes que trabalharam com as cantoras estão Aretuza Lovi e Pankadon (Pac pac), MC Gui (No talentinho), Jerry Smith (Não se apaixona) e MC WM (Paralisa).

O cara


Essa também foi uma estratégia adotada por Aldair Playboy, o cara do momento do brega-funk por conta da faixa Amor falso, que tem o refrão chiclete: ;E parabéns pra você/ Que me fez entender/ Que minha paixão não é você/ Obrigado por demonstrar esse amor falso;. Ele gravou uma nova versão em parceria com Wesley Safadão e Kevinho, que tem 95 milhões de visualizações no YouTube até agora. ;Confesso que foi uma grande surpresa. Do dia pra noite, a música estourou e minha vida mudou completamente. Estou vivendo um grande sonho;, defende.

Aldair Playboy é um dos nomes do momento com a música Amor falso

Paraibano, Aldair é o grande artista atual do brega-funk. Porém, a carreira do cantor começou há bastante tempo, quando ainda integrava a banda Swing dos Playboys. Na época, ele tinha que se dividir entre o mundo da música e outros trabalhos. ;Amor falso mudou tudo! Minha música ficou conhecida no Brasil inteiro e no mundo, também. A agenda de shows está bem agitada. Agora o foco é na música de trabalho, Ainda te amo, mas tô indo embora;, revela. A faixa segue a fórmula que ele define como ;batidão romântico;.

[VIDEO4]

O caminho tem sido parecido para o cantor pernambucano MC Bruninho, que, depois de postar Jogo do amor na internet, viu a vida mudar e ganhou estrelato para todo o Brasil. O jovem de apenas 11 anos faz parte da lista dos artistas do brega-funk, como MC Tocha, Dadá Boladão e MC Troinha, que, em parcerias com KondZilla, têm conseguido destaque fora de Pernambuco, estado natal deles e também do brega funk.

Surgimento do gênero
Como o próprio nome indica, o brega-funk nasceu da mistura de dois ritmos: o brega, também visto como o gênero romântico nordestino, com a batida funkeira que surgiu nas periferias do Rio de Janeiro de São Paulo no Brasil. Apesar de ter ganhado notoriedade nacional agora, o estilo data dos anos 1980, quando deu origem a bailes e aos artistas pioneiros.

Outros artistas


MC Troinha
O início de Troinha no brega-funk foi ainda na adolescência, aos 13 anos. Com mais 10 anos de carreira, o artista é o principal nome do movimento em Recife. São dele sucessos como Senta no colinho do papai, Sinto sua falta e Balança.
[VIDEO1]

MC Tocha
Antes de se destacar no movimento, Emerson da Silva Ferreira atuava como meio-campista do Santa Cruz. Após uma contusão, abraçou a carreira de músico e formou uma dupla com Dadá, mantida até 2015, quando resolveu seguir a carreira solo. Entre os sucessos de Tocha estão Olha aqui pra tu, Paralisou e Bumbum avantajado.
[VIDEO2]

Dadá Boladão
Nome forte do brega-funk, Dadá ganhou projeção nos últimos anos ao compor Revoltada para a cantora Solange Almeida, que gravou em parceria com Ivete Sangalo. Desde então, ganhou mais espaço no cenário nacional e gravou De ladin em parceria com KondZilla. Tem em seu currículo outros hits, como Coisa de novela e Perto de mim.
[VIDEO3]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação