Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Dia Mundial do Rock: Brasileiros se limitam a rock antigo, diz estudo

Em 2018, Titãs, Coldplay e Link Park foram as bandas mais pesquisadas. Já entre as músicas mais reproduzidas estão 'Paranoid', do Black Sabbath, Rock n' roll all night, do Kiss, e Come together, dos Beatles


O rock sobrevive de glória passada. Seis dos 10 grupos de rock mais buscados no Google no primeiro semestre de 2018 já eram populares quando, 33 anos atrás, Phil Collins declarou que este seria o Dia Mundial do Rock no festival Live Aid. O dado é resultado de levantamento da SEMrush, empresa especializada em marketing digital, que também revela aumento no volume de buscas por bandas do gênero desde 2012.

No ranking de bandas mais pesquisadas em ferramentas on-line no Brasil, apenas dois grupos são brasileiros e nenhum dos grupos surgiu depois de 2000. Somente os ingleses do Coldplay, os franceses do Phoenix e os paulistanos do Titãs se mantêm lançando material novo.

A lista é encabeçada pelos Titãs com 941 mil buscas nos últimos seis meses. O grupo responsável pelos hits Epitáfio e Comida revelou nomes como Arnaldo Antunes e Nando Reis. Com a saída de Paulo Miklos em 2016, apenas Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Bellotto permanecem dos membros originais.

Coldplay aparecem em segundo lugar, com 818 mil buscas. Entre os inúmeros sucessos do grupo britânico de rock alternativo está The scientist (2002) e Viva la vida (2008). Em terceiro estão os norte-americanos do Linkin Park, responsáveis pelo sucesso In the end (2001), banda que recentemente perdeu o vocalista Chester Bennington. O futuro do grupo é incerto.

Ranking de bandas de rock mais buscadas nos últimos seis meses no Brasil


  1. Titãs (941 mil)
  2. Coldplay (818 mil)
  3. Link Park (729 mil)
  4. Bon Jovi (517 mil)
  5. Legião Urbana (483 mil)
  6. Pink Floyd (479 mil)
  7. Oasis (479 mil)
  8. Guns N; Roses (455 mil)
  9. Phoenix (419 mil)
  10. Metallica (348 mil)

Repertório antigo

Outro mapeamento, desta vez elaborado em parceria pela escola de música School of Rock e a plataforma de streaming Deezer, mostra que também prevalece a preferência pelo passado quando se trata de música. O que há de mais novo no repertório médio dos roqueiros surgiu em 2003: Seven nation army, faixa do extinto duo de Jack White, The White Stripes.

O rock nacional também é pouco escutado. Apenas a canção Tempo perdido, do Legião Urbana, figura na lista que elenca as músicas de rock mais ouvidas no Deezer.

Clássicos como Paranoid, do Black Sabbath, Rock n; roll all night, do Kiss, e Come together, dos Beatles, permanecem entre as mais ouvidas, mesmo depois de décadas desde que foram lançadas.

A Deezer e a School of Rock elaboraram a playlist Dia do rock - As mais tocadas, disponível na plataforma.

Seleção de músicas de rock mais ouvida no Deezer:
  • Highway to hell - AC/DC
  • The scientist - Coldplay
  • Sweet child o; mine - Guns N; Roses
  • Radioactive - Imagine dragons
  • Tempo perdido - Legião Urbana
  • Losing my religion - R.E.M.
  • Under the bridge - Red Hot Chili Peppers
  • Seven nation army - The White Stripes
  • Rock and roll all night (Live) - Kiss
  • Paranoid - Black Sabbath

[VIDEO1]