Diversão e Arte

Finalista da Copa, Croácia também foi cenário para 'Game of thrones'; veja

Paisagens do país banhado pelo Mar Adriático abrigaram locações da produção milionária e premiada da HBO

Estado de Minas
postado em 13/07/2018 14:31

Varys (Conleth Hill) e Tyrion Peter Dinklage conversam nas muralhas de Porto Real, que na verdade fica em Dubrovnik, na Croácia

Separada da antiga Iuguslávia há menos de 27 anos, a Croácia se tornou mundialmente lembrada pelo futebol. Além do inconfundível uniforme xadrez, a seleção nacional surpreendeu ao chegar à semifinal logo em sua primeira Copa, em 1998, e agora vai disputar o título na final contra a França, domingo (15/7), em Moscou.

Mas não foi só através dos craques da bola que o país chamou a atenção do planeta. Considerada maior série televisiva da história, Game of thrones teve várias de suas cenas filmadas no país, se valendo das paisagens mediterrâneas e da arquitetura medieval.

Na trama, Porto Real é a capital dos sete reinos e palco de alguns dos acontecimentos mais importantes do seriado baseado na fantasia de George R.R. Martin. Na vida real, a cidade de Dubrovnik, no extremo sul do país, às margens do Mar Adriático, foi o cenário perfeito para reproduzir a imaginação do autor. Cercada por muralhas e fortificações erguidas na Idade Média, ela abrigou cenas de quase todas as temporadas.

Na região também estão outras locações emblemáticas para a produção. Ainda em Dubrovnik está a Torre de Minceta, que serviu como a Casa dos Imortais, onde Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) tem um importante momento na 2; temporada. Por lá também fica o Fort Lovrijenac, que também virou parte de Porto Real e a Igreja de São Inácio de Loyola, onde fica a escadaria em que Cersei (Lena Headey) inicia sua "caminhada de expiração", na 5; temporada, outro ponto marcante da série.

Problemas

A rotina tranquila da pequena cidade de 45 mil habientates mudou radicalmente por causa de Game of thrones. Embora a atividade turística fosse antiga, o sucesso do seriado fez o número de visitantes anuais crescer de 473,9 mil em 2006 para 1,01 milhão em 2016. Como a parte histórica de Dubrovnik é patrimônio da humanidade desde 1979, a Unesco publicou um alerta e foi estabelecido um limite de 8 mil visitantes por vez no local.

Além de Dubrovnik, Os municípios de Sibenik e Split também foram palco de filmagens da HBO. Confira algumas paisagens croatas que viraram cenários de Game of thrones:

Fort Lovrijenac - King;s Landing (Porto Real)

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

O local histórico, em Dubrovnik, é cenário de diálogos e pasagens de quase todas as temporadas.

Muralhas de Dubrovnik - Fortaleza Vermelha

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

As muralhas que cercam a antiga Dubrovnik se transformaram nas muralhas de Porto Real, a capital dos sete reinos de Westeros. Com ajuda de efeitos gráficos, a Fortaleza Vermelha também entrou no cenário.

Hotel Belvedere - Arena em Porto Real

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

O hotel abandonado à beira do mar foi o local onde Oberyn Martell (Pedro Pascal) desafiou Montanha (Julius Bjornsson) em um combate mortal.

Casa dos Imortais - Torre de Minceta

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

Também na região de Dubrovnik, a torre virou a Casa dos Imortais de Qarth, onde os dragões de Daenerys, ainda filhotes, ficam aprisionados.

Igreja de São Inácio de Loyola - Septo de Baelor

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

A Escadaria dos Jesuítas, também no Centro Histórico de Dubrovnik, foi onde Cersei teve que cumprir sua punição e caminhar nua pelas ruas de Porto Real. Exibida na 5; temporada, foi uma das cenas mais polêmicas da série até aqui.

Klis Fortress ; Entrada para Meereen

Paisagem em Game of thrones e paisagem real na Croácia

A Fortaleza de Klis fica próxima a Split, que pertence à mesma região que Dubrovnik. Na série, o local se transformou na entrada de Meereen, outra parada importante no périplo de Daenerys por Essos.

Além da Croácia, Malta, Espanha, Irlanda do Norte, Escócia e Marrocos receberam filmagens de Game of thrones. Com sete temporadas exibidas, desde 2011, a produção mais premiada da HBO se prepara para o desfecho em 2019. A oitava e última temporada já teve suas gravações finalizadas e irá ao ar em abril.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação