Diversão e Arte

Casa Frida completa quatro anos de cultura e luta

Comemorações terão sarau em homenagem a Marielle Franco

Vinícius Veloso*
postado em 14/07/2018 15:39
Comemorações terão sarau em homenagem a Marielle Franco

A Casa Frida completa quatro anos de existência e, para celebrar a data, promoverá um evento a partir das 18h de hoje, na sede, em São Sebastião, com a presença de nomes como a cantora Martinha do Coco, a poeta Marina Mara e outros artistas locais.

O espaço é conhecido por ser um ambiente de acolhimento de mulheres em situação de violência e também por ser um ponto de diversidade e compartilhamento da cultura feminista. Hellen Correia teve a ideia da criação do espaço cultural e lidera mais 25 responsáveis pela Casa Frida. Movidas pelo brado ;transformar a dor em arte, espalhar amor por toda parte;, as mulheres têm a meta de desenvolver um processo sociocultural integrado, visando superar todas as formas de opressão.

O fato de nunca ter recebido nenhuma ajuda governamental é alvo de críticas da idealizadora. Por outro lado, a força de vontade das mulheres é essencial. ;São Sebastião precisava de um local como esse, de liberdade cultural. E, se o governo não fizesse, nós faríamos. E aconteceu. Aqui temos apenas a autossustentação. Fazemos eventos, vendemos nossa arte, produzimos um bazar. Somos nós por nós;, declara Hellen.

[SAIBAMAIS]O significado do nome da casa faz referência à artista Frida Kahlo, ícone no movimento de luta por direitos das mulheres, mas vai além disso. Cada uma das letras do nome carrega o poder de uma palavra para o grupo: fraternidade, revolução, igualdade, diversidade e amor, pilares que sustentam a estrutura do coletivo feminista.

Isadora Santos é uma das mulheres que frequentam o local. Mesmo morando distante da sede, sempre que pode comparece na casa de cultura popular e agradece à Casa Frida por ter fortalecido o sentimento de que as mulheres têm poder. ;É superimportante que não fiquemos caladas. Aprender que a gente tem o nosso espaço de fala, que a gente tem que lutar por ele e que temos que estar juntas;, ressalta a jovem.

Evento


O sarau é dedicado a Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março deste ano, crime que segue sendo investigado e sem solução. Emocionada, Hellen reforçou a dedicatória do evento. ;É uma motivação. Ela era uma pessoa alegre, feliz. Pretendemos deixar um legado e institucionar mais quatro anos de luta. Colem junto. É uma comemoração, um marco para as mulheres do DF;, completa.

Sempre com declarações intensas, Marina Mara, poeta e parceira da casa que estará na celebração dos quatro anos, mostra que o aprendizado recebido no movimento é levado para o resto da vida. ;Aprendi que sororidade é ação e não discurso. Aprendi que somos mães e filhas umas das outras. Aprendi que o riso e o amor têm uma potência imensa contra a opressão nossa de cada dia;, diz.

Martinha do Coco é uma das artistas que também vai se apresentar no evento. Com mais de 20 anos de carreira e com músicas que fortalecem o crescimento feminino, reconheceu a importância da Casa Frida: ;Todos os anos celebro a história de resistência da Casa Frida. Não só como coletivo, mas como espaço de cuidado para mulheres, como um ponto de cultura alternativa é um lugar que vem fazendo história na cena artística;.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader

Sarau de aniversário da Casa Frida
(Rua 30, Vila Nova, São Sebastião). Hoje, às 18h. Com DJs e artistas locais. A entrada é franca. Não recomendado para menores de 18 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação