Diversão e Arte

Escritor russo e ex-dissidente Vladimir Voinovich morre aos 86 anos

Agência France-Presse
postado em 28/07/2018 17:00
Moscou - O escritor russo Vladimir Voinovich, um ex-dissidente soviético e autor do livro A vida e as extraordinárias aventuras do soldado Ivan Tchônkin, morreu aos 86 anos por um ataque cardíaco - anunciaram seus familiares neste sábado (28/7).

"Vladimir Nikolayevich [Voinovich] morreu", disse à agência pública de notícias TASS um parente do escritor, cujos livros foram traduzidos para várias idiomas.

O ministro russo da Cultura, Vladimir Medinski, elogiou um "escritor de grande talento, autor de letras de música apreciadas, um cidadão responsável e ativo". "Sua obra sempre foi uma visão aguda da realidade, habilmente transmitida por meio de uma linguagem viva e fascinante", acrescentou, citado pela TASS.

O ministro elogiou ainda a contribuição de Vladimir Voinovich para o "reforço da liberdade de expressão, o desenvolvimento dos princípios de igualdade, compreensão mútua e harmonia social" na Rússia.

Nascido em 1932 em Stalinabad, no Tadjiquistão soviético, Voinovich ficou conhecido, em um primeiro momento, como autor satírico, com A vida e as extraordinárias aventuras do soldado Ivan Tchônkin, que mostra os absurdos do totalitarismo. Publicado no Ocidente, o livro circulou de forma clandestina.

Próximo a outros dissidentes da época, foi excluído da União de Escritores Soviéticos em 1974 e, mais tarde, viu-se forçado a emigrar para a Alemanha, depois de perder a nacionalidade.

Também compositor, voltou para a Rússia após a dissolução da União Soviética e continuou seu trabalho de escritor, mostrando-se com frequência muito crítico das autoridades russas.

Em 2002, apresentou um panfleto no qual tachava de "mito" o talento do Prêmio Nobel de Literatura e ex-dissidente soviético Alexander Solzhenitsyn, falecido em 2008.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação