Diversão e Arte

Johnny Hooker é alvo de notícia-crime após dizer que 'Jesus é travesti'

Documento de advogado pede prisão preventiva do cantor pernambucano caso ele não compareça à polícia para a instauração de um inquérito

Diário de Pernambuco
postado em 31/07/2018 14:04

Cantor dividiu opiniões depois de declaração polêmica em show na última sexta-feira

Após dizer que "Jesus é travesti" durante seu show no Festival de Inverno de Garanhuns, o cantor pernambucano Johnny Hooker foi alvo de uma notícia-crime nesta segunda-feira (30). A queixa feita pelo advogado Jethro Ferreira, da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas, afirma que o artista ofendeu os seguidores do cristianismo, tendo praticado infrações penais pois "as pessoas que professam a fé cristã têm a pessoa de Jesus Cristo como uma pessoa do sexo masculino, heterossexual [...] Qualquer afirmativa diferente desses dogmas é considerada uma ofensa à fé cristã".

No texto do documento, o advogado apoia sua queixa no artigo 20 da Lei Federal n; 7.716, que alega que quem ;pratica, induz ou incita a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional; está sujeito a uma pena de reclusão de um a três anos e multa.

O documento também usa o artigo 280 do Código Penal, que afirma que ;escarnecer de alguém publicamente por motivo de crença ou função religiosa, impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso; pode resultar uma detenção de um mês a um ano ou multa.

Por fim, Ferreira pede a instauração de um inquérito policial para apurar o caso, com designação de um delegado especial, oitiva de testemunhas, realização de perícias e interrogatório do cantor Johnny Hooker, estando sujeito à decretação de prisão preventiva caso não compareça à polícia.

ENTENDA O CASO

Em seu show, realizado na última sexta-feira (27), Johnny Hooker fez um discurso em defesa da peça Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, um monólogo em que Jesus é interpretado pela atriz transexual Renata de Carvalho. O espetáculo foi censurado após um imbróglio judicial entre desembargadores, o prefeito de Garanhuns e a Ordem dos Pastores Evangélicos do município.

;E se Jesus voltasse agora à terra como uma travesti? Não era para amar ao próximo como a si mesmo? Estamos aqui num festival de falso viva à liberdade. Pois, eu quero dizer que Jesus também é travesti;, afirma Hooker. Em seguida, ele puxou um coro: "Ih ih ih, Jesus é travesti". A atitude dividiu o público presente e o cantor chegou a receber vaias. "Enfia a vaia no c*", reagiu o artista. O monólogo foi apresentado na cidade sob tensão na última sexta-feira (27), sem estrutura de som e iluminação.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação