Diversão e Arte

Em novo livro, Marcelo Benini quer desconstruir conceitos

Poeta lança "Currais concretos", livro de poemas curtos

Robson G. Rodrigues*
postado em 02/08/2018 07:30

Marcelo Benini não está interessado em definições. Em Currais concretos, seu mais recente trabalho de poemas curtos, ele ultrapassa a fronteira dos significados para mostrar outras visões possíveis do que está nas pessoas. O livro será lançado amanhã, no Martinica Café (303 Norte).

;Quero desconstruir conceitos empedrados e construir coisa nova, desatar nós e colocar leveza;, diz o poeta mineiro radicado em Brasília. A nova obra é a quarta publicação de Benini. Três são de poesia. Foge à curva O homem interdito (2012), em que troca poema por crônica, e, no lugar das habituais referências à natureza, aborda temas urbanos. Não abre mão, contudo, de ;linguagem mais poética;, mesmo nas crônicas.

Assim como em O capim sobre o coleiro (2010), Fazenda de cacos (2014), em Currais concretos o autor parte da natureza para chegar ao íntimo humano. Ele conta viver num núcleo rural onde absorve inspiração. ;Lá, tenho contato com pássaros, abelhas, plantas e literatura.;

;Minha poesia é muito voltada para a natureza, mas não de contemplação ou exaltação. Minha visão é proporcionar uma nova capacidade de entendimento do homem;, conta, referindo-se à natureza como parte de uma metáfora para a revisão humana que propõe.

Participações

Além de alusões à natureza, três das quatro obras que escreveu se conectam por meio de ilustrações de Ralfe Braga, amigo de longa data de Benini. O artista plástico é responsável pela capa dos três livros de poesia; dois deles guardam ainda mais similaridade. ;As capas de Currais concretos e de Fazenda de cacos são parte da mesma série pinturas a óleos;, revela. ;Os livros se comunicam;, completa.

Do prefácio assinado pelo premiado escritor Ronaldo Cagiano, Benini destaca o termo ;transubstanciação;, que acredita se aplicar bem aos próprios versos. A palavra significa transformação de uma substância em outra.

;A voz poética de Benini parece reverberar um solo em que o artista transfere à palavra (...) um repertório de pura transubstanciação da realidade;, registrou Cagiano.
Benini, evitando ser categórico ao explicar a escolha do título Currais concretos (que também é título de um poema do livro), considera: ;Vivemos nesses currais todos os dias. A poesia é para dizer que o limite fica mais além. É sempre possível buscar além;.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira



Currais concretos

Escrito por Marcelo Benini. Editora Intermeios, 132 páginas. Preço sugerido: R$ 40. Lançamento do livro Currais concretos. Amanhã, às 19h30, no Martinica Café (SCLN 303 Bl, A Lj. 4)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação