Diversão e Arte

Festival de Cinema de Sobradinho começa nesta quinta-feira

O Femucine acontece entre os dias 2 e 5 de agosto, no Teatro de Sobradinho

Tarcila Rezende - Especial para o Correio
postado em 02/08/2018 12:49
Cena do filme

Começa nesta quinta-feira (2/8) a primeira edição do Festival Multicultural de Cinema de Sobradinho (Femucine), iniciativa que visa valorizar os projetos audiovisuais independentes da periferia realizados no Distrito Federal. O evento, que acontece no Teatro de Sobradinho, vai até domingo (5/8) e é de graça (confira a programação abaixo).

A primeira edição do festival conta com seleção de filmes feita pelas cineastas Barbara Cabral e Isabelle Oliveira. Elas contam que a proposta da programação é agregar narrativas, linguagens e temáticas em toda a sua diversidade. "E mostrar que é possível dialogar com a diferença sem perder a identidade", definem as curadoras.

A idealizadora do festival, Janaina Montalvão, nascida e criada em Sobradinho, afirma que a cidade ainda é muito carente de projetos culturais, e quer levar a população para o teatro, além de prestigiar os trabalhos locais. ;O Femucine veio para levar a cena do cinema do DF para a cidade, mas como o público não está tão acostumado, a gente veio com a proposta multicultural, então a gente está trazendo música, e artesanato feitos pela comunidade;, conta Janaina.

Após a exibição de cada longa-metragem serão realizados debates com convidados especiais abordando algum tema presente nos filmes. Além das sessões de cinema, o Femucine também vai contar com apresentações musicais de diversos estilos, e com uma feirinha de arte. O festival é realização da Artha Produções, viabilizada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Programação:

2 de agosto (quinta-feira)

14h: Ressurgentes ; Um filme de ação direta (documentário, 74 min, 12 anos)
19h: Show com Boi do seu Teodoro (bumba meu boi)
20h: No caminho pro quilombo (documentário, 70 min, livre)

3 de agosto (sexta-feira)

9h: Araguaya ; Conspiração do silêncio (ficção, 105 min, 12 anos)
14h: Geração Baré-Cola ; Usuários de rock (documentário, 73 min, 12 anos)
19h: Branco sai, preto fica (ficção, 93 min, 12 anos)
21h: Show com Priscila Lima
22h: Show com Ângelo Macarius

4 de agosto (sábado)

14h: Estrutural (documentário, 89 min, 14 anos)
19h: As vidas de Maria (ficção, 80 min, 16 anos)
22h: Show com Casacasta
23h: Show com Darshan

5 de agosto (domingo)

14h: Filhas do vento (ficção, 85 min, 12 anos)
20h: Menina de Barro (ficção, 116 min, 16 anos)
21h: Show com Pé de Cerrado

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação