Diversão e Arte

Começa hoje a Mostra do Festival Anima Mundi no CCBB

A programação da cidade soma mais de 35 exibições

Ronayre Nunes
postado em 08/08/2018 07:32
Cena de Rise, do diretor Jannerson Xavier


A 26; edição do Anima Mundi guardou uma programação especial para a cidade. Mesmo que o festival não chegue a Brasília com a programação completa, a capital está recebendo parte da mostra. A programação da cidade soma mais de 35 exibições, que estão em cartaz de hoje, até o próximo domingo, no CCBB.

;O Anima Mundi desvendou e apontou as possibilidades de termos, hoje, um mercado de animação brasileiro. Acompanhamos o desenvolvimento desse mercado, sempre divulgando e promovendo a linguagem da animação, o principal foco do festival desde sua 1; edição;, comenta Aída Queiroz, uma das diretoras do Anima Mundi. O festival, que nasceu em 1993, recebe nesta edição obras de mais de 40 países para exibição.

Se você ainda está em dúvida sobre a importância do festival, Aída esclarece: ;Os festivais de cinema são a grande vitrine para as obras produzidas mundialmente e também é a ponte que liga os autores, produtores e distribuidores com o público. Criam o acesso a filmes que, dificilmente, estarão disponíveis nos meios convencionais de comunicação e se perdem no tsunami de informações das redes sociais da internet;.

Independentes

Festivais como o Anima têm papel fundamental para a manutenção de trabalho fora de Hollywood. Quem explica melhor é Marcos Magalhães, cineasta de animação e um dos fundadores do Anima Mundi: ;Os filmes de animação que chegam ao circuito dos cinemas comerciais costumam ser os produzidos em alguns poucos grandes estúdios, que têm força econômica para divulgar e promover seus produtos, além de seguir regras bastante padronizadas no roteiro, estilo de personagens e trilhas sonoras. Mas mesmo estes estão mudando aos poucos, por causa da diversidade trazida por outros filmes, geralmente de curta-metragem, que são exibidos na internet, redes sociais e em festivais como o nosso;.

Magalhães ainda completa sobre o quanto as produções alternativas aos grandes blockbuster de animação têm a capacidade de formar um mercado próprio: ;Estes filmes têm influenciado o gosto do público em geral, que se abre para formatos mais experimentais e temas menos padronizados. Essas redes alternativas são a melhor forma de acessar o grande público. Temos visto muita inovação em filmes independentes. Uma das funções de um festival é sempre dar espaço a novas linguagens e estilos, que eventualmente podem, sim, conquistar um mercado;.

* Estagiário sob a supervisão do subeditor Severino Francisco.


Mostra do Festival Anima Mundi
CCBB (SCES Tc 2; 3108-7600). Neste fim de semana (de sexta a domingo), as exibições começam às 10h, sendo que também tem sessões, no três dias, às 14h; 16h; 17h, 18h e 19h. Para conferir os títulos dos filmes de cada sessão (são, em média, oito filmes por sessão), basta acessar o site: http:// culturabancodobrasil.com.br/portal/anima-mundi-2/. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A classificação indicativa vária: na sessão das 10h, as produções são livres para todos os públicos. Os filmes das sessões nos outros horários não são recomendados para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação