Diversão e Arte

Viagem aos anos 80: Banda Tonelada se reencontra e lança primeiro disco

Banda Tonelada lança primeiro álbum, retomando os sucessos e a formação inicial de quase 30 anos atrás

Vinícius Veloso*
postado em 11/08/2018 07:00
[FOTO1]
Uma reunião de amigos que estudavam juntos no período colegial fez com que surgisse a banda Tonelada, no começo dos anos 1980. A formação se manteve por exatos 10 anos, passando pelo período universitário, emplacando músicas que levantaram o público de bares, faculdades, teatros e danceterias de São Paulo. Agora, 30 anos depois da dissolução da banda, o grupo se reúne e lança o primeiro disco, Tonelada.

A Tonelada sempre teve uma pegada de pop rock nas músicas, estilo que começou a fazer sucesso em terras brasileiras justamente no início de 1980. Com vocais acompanhados de guitarras, teclados, baixo e bateria, a banda paulista utilizava temas polêmicos e importantes nas composições, como preconceito, empoderamento feminino e desmatamento. Entretanto, tudo era feito com muita descontração pelos jovens garotos que tinham, em média, 20 anos de idade.

No começo dos anos 1990, a banda resolveu se separar. Com o fim do período universitário chegando e com integrantes tomando rumos profissionais diferentes na vida, a união não poderia se manter. ;Precisávamos passar por aquilo. Foi uma overdose de liberdade que não viveremos mais;, relembra Renato Parente, baixista da banda.

Quis o destino, após quase 30 anos de separação, que a banda Tonelada se reunisse novamente, relembrando os velhos tempos, para finalmente realizar a gravação do primeiro álbum com as principais faixas. Pança e Grande são algumas canções que estão presentes neste lançamento que aconteceu ontem, nas plataformas digitais.

Um dos colegas de escola, que também é fã da banda e invadiu o palco em uma das apresentações, no passado, ressaltou a emoção de ver o lançamento musical, mesmo depois de tanto tempo. ;Que o disco saia agora, um século depois, só faz com que essa história fique mais divertida. Ah, o tempo fez um bem danado a esses músicos...de peso: disco caprichado, diversão cheia de groove para toda a família;, relembra Fábio, que atualmente é jornalista.

Além do álbum, o grupo tem um show programado na cidade de São Paulo para o fim do mês de agosto, que, segundo Renato, promete animar o público. ;Temos certeza de que marcará a nossa história. Estamos muito felizes. É a realização de um projeto de quase 40 anos. O registro de uma época importante da cena cultural paulistana.;, disse o compositor.

A reunião dos amigos comprovou o quanto a amizade existente entre eles é forte, o que torna tudo mais simples em cima do palco. O baixista, antes de terminar, deixou um recado para os amigos brasilienses. ;Como morei em Brasília mais de 10 anos e tenho muitos amigos aí, as plataformas digitais proporcionarão que as músicas do Tonelada cheguem até a cidade enquanto não fazemos um show por aí;, brincou Bêlla, nome pelo qual é chamado pelos integrantes da banda.

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader


O disco


Confira as faixas do primeiro álbum do grupo

; Oposição

; Grande

; Pança

; Alcebíades

; Lunática

; Perigo nuclear

; Bacana

; Mente

; Pra quê

; Traiu

; Problemas conjugais

; México lindo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação