Diversão e Arte

Livro narra trajetória do ator Antonio Fagundes nos palcos

Lançado nesta semana, o livro 'Antonio Fagundes no palco da história: um ator' é de autoria de Rosangela Patriota e retrata os mais de 50 anos de carreira do ator

Adriana Izel
postado em 12/08/2018 07:40
Ator Antonio Fagundes
Estudiosa e entusiasta do teatro brasileiro, a professora Rosangela Patriota decidiu escrever um livro sobre a trajetória do ator Antonio Fagundes nos palcos. A obra, intitulada Antonio Fagundes no palco da história: um ator, foi lançada nesta semana com sessão de autógrafos em São Paulo.

"O livro nasceu de um projeto A história invade a cena sobre Fernando Peixoto, em que o Fagundes se ofereceu para dar um depoimento. A gente teve uma série de desencontros, mas quando fizemos contato, começamos a conversar e ele perguntou se eu não tinha interesse sobre o teatro dos anos 1980", lembra.

A partir desse questionamento, Rosangela passou a pensar na possibilidade de unir a história do teatro com a trajetória de Fagundes, que tem mais de 50 anos de carreira e uma história marcante nos palcos brasileiros. "Comecei em 2005 e o Fagundes me deu todo o apoio possível, me liberou cópias de espetáculos, documentação, entrevistas, depoimentos, contato de pessoas da época. Ele foi muito generoso e respeitoso, nunca perguntou sobre o que eu ia escrever", revela.

Apesar de não ser necessariamente uma biografia, a obra faz um panorama da carreira de Antonio Fagundes ao mesmo tempo em que relaciona a história dele com fatos da época. "Uma estratégia foi adotar a redação em primeira pessoa, paro e converso com o leitor, para não cansar muito, por conta da narrativa de pesquisa", explica a autora.

O que diz Antonio Fagundes
"Na verdade, não é uma biografia, tem alguns dados biográficos, mas são menos do que uma análise da minha trajetória no teatro. Ela fala também de televisão, de cinema, ela contextualiza meu trabalho dentro da história do teatro brasileiro. Então nesse sentido é muito bom, principalmente, porque a Rosangela é uma excelente historiadora da arte, tem números muitos grandes de livros sobre essa assunto, é uma pesquisadora de profundidade e foi uma honra ela ter me escolhido para ser estudado. Eu deixei ela terminar, falei ;quando colocar o ponto final, manda para mim;. Já li, e é muito bom".


SERVIÇO

Capa do livro Antonio Fagundes no palco da história: um ator, de Rosangela Patriota
Antonio Fagundes no palco da história: um ator
De Rosangela Patriota. Editora Perspectiva, 488 páginas. Preço médio: R$ 84,90.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação