Diversão e Arte

Espaço Cultural Renato Russo terá memorial da vida e obra do músico

Objetivo é que o local, na 508 Sul, se torne um ponto de convivência dos admiradores do líder da Legião Urbana

Irlam Rocha Lima
postado em 13/08/2018 07:27
Fachada do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul
O Memorial Renato Russo é uma das instalações do reaberto espaço cultural que leva o nome do cantor, compositor e líder da Legião Urbana, na 508 Sul. Localizado no mezanino da biblioteca, entre o térreo e o primeiro andar, quando estiver em funcionamento, vai receber objetos e material iconográfico que remetem à história do homenageado.

No momento, o local recebe obras para se tornar um centro de convivência. A ideia é que o lugar venha a se transformar num ponto de encontro de fãs do roqueiro que ajuda a colocar Brasília no mapa da música popular brasileira. Por enquanto, na 508 Sul, existem apenas três itens que permitem lembrar de Renato: uma fotografia, uma escultura com a assinatura do artista plástico Fernando Carpaneda e a imagem do artista grafitada na parede frontal do prédio.

Para o secretário de Cultura, Guilherme Reis, o fato de o espaço cultural da 508 ter recebido o nome de Renato Russo deve ser visto como a grande homenagem prestada ao artista que projetou a música de Brasília no país. ;Isso será reforçado com o advento do memorial, onde, além serem expostos objetos que pertenceram a ele ou com os quais foi celebrado, vamos instalar equipamentos de qualidade para que fãs e o brasiliense em geral possam acessar audiovisuais com o registro da obra do artista. A licitação para a compra desse material será lançada em breve.

Memória viva

Carmem Manfredini (irmã) e Carminha Manfredini, mãe de Renato Russo.Ainda de acordo com o secretário, pessoas que , de alguma forma, tiveram relação com Renato ou com a obra dele serão convidadas para gravar depoimentos e fazer palestras no memorial. ;Acredito que será uma outra forma de manter viva a memória dessa figura icônica da cultura brasiliense e uma das expressões máximas do rock nacional;.

Em visita ao Espaço Cultural Renato Russo, a convite do Correio, Maria do Carmo Manfredini e Carmen Teresa, mãe e a irmã do consagrado roqueiro, reviram as instalações e falaram sobre o que esperam desta nova fase da instituição. ;A reforma trouxe melhoramentos acentuados ao espaço que poderá, a partir de agora, acolher e difundir diferentes manifestações artísticas em suas dependências, elogia Dona Carminha.

Para ela, a instalação do Memorial Renato Russo é um ganho a mais. ;Acredito que, quando estiver funcionando, poderá receber, por exemplo, jovens estudantes das muitas escolas do DF, que poderão ter acesso ao legado do Júnior (Renato Russo). Dentro do possível, eu e Carmem Tereza vamos dar nossa parcela de contribuição para a criação do memorial;.

Carmem Tereza revela que, quando morava em Brasília, Renato frequentava bastante o Teatro Galpão. ;Ali, antes do advento da Legião Urbana, costumava assistir a apresentações de artistas por quem tinha admiração, como o Udigrudi (grupo de teatro experimental), o Liga Tripa, a dançarina Leo Coimbra (que, para muitas, foi fonte de inspiração para criação de Mônica, personagem da canção clássica Eduardo e Mônica).

;Eu me recordo de ter assistido a um show caótico do Aborto Elétrico no Galpão, em meio a evento maior, o Último rango, produzido pelo ator J.Pingo, do qual tomaram parte artistas da cidade ligados ao teatro, à dança, à música e à performance. Chamava a atenção também panelões de sopa, servida aos participantes e ao público. Quando íamos nos servir, alguém chegou para nós e disse para não comermos, pois um punk havia jogado o boot (botina) dentro de uma das panelas;, lembra Carmem Teresa. Para ela, histórias como essa poderão ser contadas no Memorial Renato Russo, sobre o qual fala com entusiasmo.
Lembranças do roqueiro que ajudam a fazer de Brasília a capital do rock
Tanto o memorial quanto outras instalações do espaço cultural ; teatros Galpão e de Bolso, Sala Marco Antônio Guimarães, galerias Parangolé, Rubem Valentim, e Ethel Dornas, musiteca, gibiteca, sala multiuso, Galpão das Artes e Praça Central ; vão ter gestão compartilhada. ;Com base na Lei Orgânica de Cultura, recém-promulgada, foi feito um edital de chamamento público para firmar parceria com uma organização da sociedade civil. Está na fase final de contratação do vencedor, o Instituto Bem Cultural, que irá trabalhar em conjunto com a Secretaria de Cultura, na gestão do Espaço Cultural Renato Russo;, explica Johanne Madsen, diretora da entidade.

Em função disso, no próximo mês serão lançados editais de ocupação dos equipamentos do espaço cultural; assim como da realização de oficinas das diversas linguagens artísticas. Vice-presidente do Bem Cultural, Leonardo Hernandes conta que reuniões de trabalho vêm sendo realizadas para definição das prioridades. Em relação ao memorial Renato Russo, ele diz que a ideia e fazer dele um espaço vivo, ;onde os apreciadores do do rock brasileiro possam compartilhar do precioso legado deixado por Renato;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação