Diversão e Arte

Tribo da Periferia completa 20 anos e faz show no próximo sábado

No clima de comemoração, o grupo de RAP prepara o lançamento do sétimo álbum, com novas músicas

Vinícius Veloso*
postado em 14/08/2018 07:30
O Tribo da Periferia: canções que tratam das dificuldades e dos sonhos de quem mora nas quebradas

Assim como muitos outros garotos que vivem a realidade das cidades fora do Plano Piloto, Luiz Fernando ouvia frequentemente músicas que tratavam da situação que os próprios cantores enfrentavam. Como as dificuldades financeiras e sociais de quem vive em regiões da periferia.

Desde pequeno, na esquina de casa em Planaltina, fazia rimas para representar o que ele vivia junto dos amigos. Eis que, em 1998, o garoto escreveu a primeira letra musical de repercussão, assumiu o nome artístico de Duckjay e criou o icônico Tribo da Periferia.

;Eu morava em um barraco bem pequeno e lá a gente se reunia. A casa vivia cheia de gente, o tempo todo falando sobre música, cantando, descobrindo novas referências. Parecíamos de fato uma tribo ; unidos pela música e pela nossa condição social ; Daí vem o nome!”, relembra o criador do grupo.

O Tribo da Periferia é um grupo de rap brasiliense que nasceu nas raízes do Distrito Federal. A formação original contava com Duckjay e os ex-integrantes Mano Marley e Alisson. DJ Bola Tribo e AceDace também tiveram uma trajetória curta pelo grupo. Atualmente, o Tribo é formada por Duckjay, Look e pelo DJ Lerym.

Com um leque extenso de histórias e vivências por toda a cidade, a temática das músicas não poderia ser outra. Falando das dificuldades de se viver nas quebradas do Brasil, sobre amor e fé e também sobre os sonhos de quem visualiza um futuro melhor, o grupo, como a grande maioria de artistas de regiões carentes do DF, passou por perrengues no começo.;No início da carreira enfrentávamos muitos empecilhos para divulgar nosso trabalho. Você tinha de estar vinculado a uma gravadora. Havia dificuldade para ter acesso a estúdio e a nossa situação financeira também era um problema;, explica Look, que também é vocalista e compositor.

No clima de comemoração, o grupo de RAP prepara o lançamento do sétimo álbum, com novas músicas

Mesmo com todas as dificuldades, em 2002 o grupo lançou o primeiro álbum. Com 12 músicas e poucos recursos, o álbum Verdadeiro brasileiro atingiu fama regional, e ajudou a formar a imagem poética e militante do grupo. E o esforço valeu a pena. Em 2003, o grupo lançou o primeiro sucesso nacional, Carro de malandro. Mas, para gravar o clipe da música, e também realizar as gravações do áudio, o Tribo sofreu. ;Nós pegávamos câmeras emprestadas, tínhamos uma ideia na cabeça e saíamos gravando. Um filmava, um dirigia, contávamos com amigos para ajudar a editar e fazíamos acontecer;, conta Duckjay.

Surreal

Desde então, a carreira deslanchou. Duckjay fala de duas situações em que percebeu que o sucesso havia chegado. ;Um momento inesquecível foi quando fomos convidados para cantar no show da Marília Mendonça no Festeja de Goiânia. Quando chegamos no palco, na capital do sertanejo, nós cantamos e vimos aquela multidão cantando junto! Foi surreal ver nosso som sendo recebido de forma tão positiva ali! Cantamos também em casas de Brasília onde o mesmo número de pessoas que tinha do lado de dentro tinha do lado de fora querendo entrar.;

O grupo possui seis álbuns gravados, sucessos nacionais no segmento ; como Alma de pipa e Insônia ;, além de ter um estúdio próprio. São conhecidos como referência do rap em todo o Brasil e estão completando 20 anos de carreira.

No clima de comemoração, o Tribo está preparando o lançamento do sétimo álbum, com novas músicas. Está previsto também um show aqui em Brasília, no próximo sábado, no Mané Garrincha, reunindo todos os sucessos que são cantados pelos fãs. ;Terá muita coisa diferente, tanto no repertório quanto na estrutura do espetáculo. Vamos trazer elementos novos para o show. Será um show cheio de emoções, inesquecível!”, promete a dupla de vocalistas do Tribo.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira

Tribo da Periferia 20 anos

Arena Lounge do Estádio Nacional Mané Garrincha (Eixo Monumental). Sábado (dia 18), a partir das 22h. Show do Tribo da Periferia, DJ Pernambuco e convidados. Ingressos a partir de R$ 100 (os ingressos de R$ 60 estão esgotados). Não recomendado para menores de 18 anos.

Informações importantes

; O Tribo da Periferia atualmente é formado por
; Duckjay (37 anos) - Luiz Fernando
; Look (36 anos) ; Nelcivando
; DJ Lerym (26 anos) ; Júnior

Ex-integrantes

; DJ Bola Tribo
; Mano Marley
; AceDace

Número de visualizações do Tribo da
Periferia no canal do YouTube: 618.277.654

Sucessos de repercussão nacional, por ordem cronológica

; Carro de malandro
; Valores
; Nem foi combinado
; Ela tá virada
; Alma de pipa
; Imprevisível (lançada há 3 meses)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação