Diversão e Arte

Revista Filme Cultura abre inscrições para edição sobre cinema negro

A edição mais recente da revista tratou de cinema e mulheres

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 15/08/2018 18:20
Filme: 'Café com canela'
A Filme Cultura está com inscrições abertas até 31 de agosto para interessados em integrar a 64; edição da revista. Serão aceitas entrevistas, críticas cinematográficas, artigos, relatos, entre outros gêneros textuais sobre cinema negro.

Os autores devem necessariamente abordar a representação e a representatividade das pessoas negras no audiovisual nacional. Os textos devem ser inéditos, não podendo ter sido publicados em quaisquer meios digitais ou impressos.

Os autores podem submeter quantos textos desejar, que se encaixem numa das nove sessões do produto de acordo com a quantidade de caracteres estabelecidos no edital.

As sessões são: atualizando (análise sobre tecnologia), um filme (resenha crítica de algum longa brasileiro), lá e cá (em que se relaciona cinemas nacional e internacional), outro olhar (relação do cinema com outras áreas), perfil (levantamento de informações sobre personalidades históricas do cinema), curtas (relatos na produção de curtas-metragens), livros (crítica de livros sobre audiovisual), artigos (análise aprofundada do tema da edição) e entrevistas (com personalidade do cinema ou especialista).

Dentre os critérios avaliados, serão atribuídas notas aos textos quanto à pertinência da temática e convergência com a linha editorial da revista Filme Cultura; à clareza e coerência; à inovação da abordagem; à qualidade da pesquisa e apresentação de dados.

A revista tem por objetivo promover e divulgar o cinema brasileiro e conta com diferente tema a cada publicação. Na última edição, referente ao 1; semestre de 2018, os textos selecionados abordaram o tema ;mulheres, câmera e telas;.

Atualmente, Filme Cultura não conta com regularidade fixada e é distribuída pelo Ministério da Cultura. É publicada de 1987 e teve as primeiras edições escritas em inglês.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do site Mapas. Na página, também estão disponível para acesso todas as edições anteriores da revista. A próxima publicação ainda ainda não tem previsão para ser lançada.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação