Diversão e Arte

Escritora Valdívia Beauchamp lança livro sobre a vinda de João VI ao Brasil

A produção original foi lançada em 2008 em inglês. Dez anos depois, a obra chega às editoras em português

Vinícius Veloso*
postado em 16/08/2018 11:30

A escritora do livro Valdívia Beauchamp estará presente no evento de lançamento do livro

A escritora Valdívia Beauchamp, conhecida por produções de livros em todo o mundo, lança uma nova versão da obra literária A Napoleão a culpa nesta quinta-feira (16/8) em Brasília. Lançado originalmente em 2008 em inglês e em 2010 em francês, a obra chega ao Brasil 10 anos depois em português com o nome A Napoleão a culpa.

A obra é uma mistura entre romance e história e a intenção da criação do livro era relembrar a vinda da família real portuguesa ao Brasil, que completava 200 anos em 2008. Com foco maior em Dom João VI, nas histórias de vida e vivências dele em terras brasileiras, a obra passa por toda a trajetória do rei.

Valdívia, que passou mais de três anos realizando pesquisas para construir uma reprodução fidedigna, destaca a dificuldade de encontrar documentações e informações oficiais sobre a infância de João VI. Então, encontrou uma alternativa. A história é contada por meio do narrador Lucas, um personagem que cresceu com Dom João VI e conheceu de perto toda a caminhada da majestade. A grande inovação no texto é a presença de detalhes históricos da cultura portuguesa.

A autora revela ainda o que traz o verdadeiro sentido de escrever um livro com histórias que não são muito abordadas para os leitores. "O prazer do escritor é saber que alguém capta as emoções do autor e aprende alguma coisa com a leitura", diz Beauchamp.

Com uma tiragem de apenas mil exemplares e lançamentos em português já realizados em Recife, em São Paulo e também em Portugal, o livro chega a Brasília com a presença da autora, que mora nos Estados Unidos e veio ao Brasil para prestigiar a estreia do livro, que será na Associação Nacional dos Escritores (ANE).

Valdívia Beauchamp

A escritora, professora e jornalista nasceu em Recife e é descendente de portugueses. Atualmente, ela mora em Nova York, nos Estados Unidos. As temáticas preferidas são o romance e a ficção histórica. Com raízes nordestinas, costuma abordar temas profundos do Nordeste do Brasil.

Mesmo com a distância entre os continentes, Valdívia continua produzindo livros para o Brasil, assim como para a Europa. A tecnologia aprimorou e facilitou a vida de quem trabalha com a literatura.

A próxima obra já está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento em 2020, quando se completa 75 anos da Segunda Guerra Mundial. A intenção é explorar a participação brasileira no confronto, principalmente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e da base norte-americana construída no nordeste brasileiro, em Parnamirim. Entretanto, a autora não revelou o nome do livro.

*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel

Serviço

Lançamento do livro A Napoleão a culpa

Associação nacional dos escritores (707/907 Sul). Quinta (16/8), às 20h. Presença da autora Valdívia Beauchamp. Classificação indicativa livre. Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação