Diversão e Arte

Grupo de música barroca faz show hoje em Brasília

Com repertório de compositoras mulheres dos séculos 17 e 18, Estúdio Barroco se apresenta no Clube do Choro

Mariah Aquino*
postado em 21/08/2018 07:12
O grupo Estúdio Barroco apresenta recital com repertório de compositoras dos séculos 17 e 18
O Estúdio Barroco apresenta o concerto Mulheres Virtuosas hoje, no Clube do Choro, às 21h. O repertório vem do novo disco gravado pelo grupo, de mesmo nome. Composto por André Vidal (vocais), Ana Cecília Tavares (cravo), Cecília Aprigliano (viola da gamba) e Sueli Helena (flautas), a equipe está junta desde 2004, desenvolve pesquisas e se apresenta tanto em Brasília quanto em outros estados, representando a música erudita brasiliense.

O espetáculo explorará apenas compositoras mulheres de música barroca que viveram entre os séculos 17 e 18. ;A pesquisa é muito mais difícil. As mulheres tinham uma atuação mínima naquela época;, reforça Cecilia, gambista do grupo ;Muitas vezes elas precisavam atuar por meio de nomes anônimos;. Numa época em que poucas mulheres conseguiam ultrapassar a barreira do universo privado e se dedicar ao estudo das artes, algumas poucas puderam se apresentar publicamente. Com a pesquisa do músico André Vidal, o Estúdio Barroco foi capaz de resgatar algumas canções.

O repertório aposta na variação de timbres e varia entre a alemã Anna Amalia von Preussen, princesa da Prússia, com a Sonata em Sol Maior para flauta doce e baixo contínuo; as inglesas Mary Dering e Julie Pinel com A false design to be cruel e Roussignols vous chantez, respectivamente. A francesa Élisabeth Jacquet de la Guerre está presente com a cantata Samson e a suite para cravo: prelude, allemande, cannaries; e as italianas Antonia Bembo com Passan Veloci L;ore e Beatrice Mattei com a Sonata para viola da gamba e baixo contínuo.

Apesar de já ter transitado entre diversos gêneros mais contemporâneos, a paixão da música de Cecilia Aprigliano está no barroco. Ela toca a viola da gamba, que tem na música do período a sua base essencial. Quando questionada sobre a afinidade com um instrumento não muito popularizado, ela admite que a conexão é antiga: ;Vi uma apresentação que usava a viola da gamba quando adolescente e na hora me apaixonei pelo instrumento;.

O espetáculo de lançamento do CD Mulheres Virtuosas, do quarteto, acontece hoje (21/8), no Clube do Choro de Brasília, às 21h. Os ingressos estão à venda por R$ 15 (meia-entrada) na bilheteria, aberta das 10h às 21h30, ou no site www.bilheteriadigital.com. O CD será vendido no local. Não recomendado para menores de 14 anos.

* Estagiária sob a supervisão do subeditor Severino Francisco


Concerto Damas Virtuosas
Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural, Bl. G, Eixo Monumental; 3224-0599) Hoje, às 21h, lançamento do CD Mulheres Virtuosas, repertório com música barroca de compositoras mulheres dos séculos XVII e XVIII. Entrada: R$ 15 (meia-entrada). Não recomendado para menores de 14 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação