Jornal Correio Braziliense

Diversão e Arte

Chef carioca José Hugo Celidônio morre aos 86 anos

José Hugo Celidônio passou mal após jantar em uma pizzaria. Ele não tinha problemas de saúde

[FOTO1]

Tido como um dos precursores da boa mesa no Rio de Janeiro, na década de 1980, o chef José Hugo Celidônio morreu na noite deste domingo (2/9) aos 86 anos, após se sentir mal durante um jantar numa pizzaria do Rio.

Como ele não tinha nenhum problema de saúde e trabalhava todos os dias normalmente, sua morte foi um choque na família. "Ele estava ótimo, todo mundo foi pego de surpresa", lamenta a chef Joana Gallo, do restaurante Donna Jô (em Búzios), amiga que já estava na manhã desta segunda-feira (3/9) na casa dele para ajudar os familiares. Celidônio morava sozinho com a mulher, Marialice Celidônio. Segundo Joana, a causa da morte ainda não é conhecida.

Foi em 1980 que o chef abriu o Club Gourmet, referência de gastronomia autoral na época e que ficou aberto por quase duas décadas. O chef, que morou em Paris na década de 1950, é tido como o responsável por introduzir o carpaccio em restaurantes do Rio.

Por suas mãos passaram jovens cozinheiros como Pedro de Artagão (do Irajá Gastrô). Em outubro do ano passado, Celidônio reativou o nome Club Gourmet dentro do complexo Lagoon, na Lagoa, onde servia bufê de almoço e jantar à la carte - e onde batia ponto todos os dias.

Publicou, entre outros livros, Histórias e receitas de José Hugo Celidônio (Ediouro, 1998).