Diversão e Arte

Mercedes Urquiza lança obra na Feira de Gotemburgo, na Suécia

'A trilha do jaguar - Na alvorada de Brasília' tem 250 páginas e o preço é R$ 78

Robson G. Rodrigues*
postado em 05/09/2018 07:16
Mercedes vai apresentar seu livro na Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia

Pela primeira vez a história de Brasília é contada por uma protagonista feminina. A argentina Mercedes Urquiza veio à capital participar da construção em 1957 e por aqui ficou. Desde então, divulga a cidade para o mundo. Começou com publicações para jornais de Buenos Aires, relatando o que via no planalto central. De lá para cá, passou por 60 países expondo registros da construção e agora vai à Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, mostrar o mais recente trabalho: A trilha do jaguar - Na alvorada de Brasília.

O livro lançado em abril de 2018 remonta a vida de Mercedes a partir da decisão de viajar à cidade que só existia nos mapas. Saiu de Buenos Aires num jeep acompanhada pelo marido, Hugo Maschwitz, e por um pastor alemão. Brasília começava a ser construída e Mercedes abdicou da vida confortável para participar daquilo. Caminho sem volta. Hoje, ela se considera ;brasiliense de coração, de alma;.

;Ao contar a minha vida, eu conto a história de Brasília; relata a pioneira, que chama a obra de retrato ;humanizado; da capital. As fotos tiradas pelo marido não tinham mais do que valor sentimental para ela nos primeiros anos. Revelaram-se, com tempo, registros valiosos da memória brasileira. Tratou de compartilhá-las com o mundo. Desde 2002, promove exposições. Somaram-se ao acervo pessoal 40 fotos de um fotógrafo sueco que passou os registros para os cuidados dela.

A memória foi eternizada no livro A trilha do jaguar -Na alvorada de Brasília pela Senac. Em cerca de um mês, a editora providenciou uma versão em inglês para ser lançada em Gotemburgo, onde, por quatros anos, o Brasil é representado na Feira do Livro, uma das maiores na Europa. Recebeu o convite da Embaixada do Brasil no país e estará lá entre 27 e 30 de setembro. ;É um privilégio muito grande poder mostrar a história dessa cidade que amo;, agradece a autora.

*Estagiário sob a supervisão do subeditor Severino Francisco


A trilha do jaguar ; Na alvorada de Brasília
De Mercedes Urquiza. Editora: Senac. 250 páginas. Preço: R$ 78

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação