Diversão e Arte

Artistas comentam a morte de Beatriz Segall e prestam homenagens

Amigos e colegas de trabalho de Beatriz Segall publicaram depoimentos e publicaram fotos com a atriz nas redes sociais

Rebeca Borges*
postado em 05/09/2018 17:05
Atriz Beatriz Segall
A morte da atriz Beatriz Segall foi comentada por artistas e amigos da dama da tevê nas redes sociais nesta quarta-feira (5/9). A atriz Glória Pires, que trabalhou com Beatriz em novelas como Vale tudo e Dancin;days, lamentou a perda da colega. ;Acabei de saber do falecimento da grande Beatriz Segall. Sei que ela está em um bom lugar, mas é uma grande perda pra gente;, comentou Pires em publicação no Instagram.

Em entrevista ao canal GloboNews, o dramaturgo Aguinaldo Silva, um dos escritores da novela Vale tudo, falou sobre a personagem Odete Roitman, um dos trabalhos de maior destaque da atriz: ;Não posso negar que Odete Roitman foi uma criação geral primorosa e que a Beatriz Segall tornou mais genial e primorosa ainda;, comentou Aguinaldo.

O dramaturgo Walcyr Carrasco também prestou homenagem ao trabalho de Beatriz. Em publicação no Instagram, o escritor escreveu: ;Perdemos #BeatrizSegall a grande dama do teatro e da televisão, inesquecível no papel de Odete Roitman. Mais um grande talento que se foi! Fez grandes e importantes peças de teatro, inclusive na resistência à ditadura militar! Adeus!”.
[VIDEO1]
Nomes como Patrícia Pillar, Regiane Alves, Daniela Mercury e Serginho Groisman também prestaram homenagens a Beatriz nas redes sociais. ;Beatriz Segall uma incrível atriz e uma mulher que fez da arte sua vida. Sempre com atitudes atentas e contemporâneas. De imediato será lembrada por seus incríveis papéis na TV. Mas temos que honrá-la também pelos seus lindos trabalhos no teatro e cinema. Fica em paz;, escreveu o apresentador Serginho Groisman em publicação no Instagram.
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
O ator João Côrtes lembrou da parceria com Beatriz em Os experientes, série da Globo em que a atriz realizou sua última participação nas telinhas. "Ela me ensinou muito. Me ensinou a me cuidar, olhar para dentro de mim, me ensinou a fazer com verdade, ou melhor não fazer. Tive o imenso prazer e honra de observar, contracenar, conviver e aprender com ela durante o tempo que filmamos Os experientes juntos", escreveu João, em publicação no Instagram.
[VIDEO6]
Além das manifestações de artistas, a morte de Beatriz Segall também foi lembrada pelo Ministério da Cultura (MinC). ;É com grande pesar que o Ministério da Cultura recebe, nesta quarta-feira (5/9), a notícia do falecimento da atriz Beatriz Segall, aos 92 anos, em São Paulo (SP). O Ministério da Cultura se solidariza com a família, amigos e admiradores de Beatriz Segall;, escreveu a assessoria de imprensa do MinC na página oficial do órgão.
Memórias das telonas
Em depoimento ao Correio, o cineasta Alain Fresnot falou sobre a perda. Fresnot dirigiu o longa-metragem Desmundo, em que Beatriz interpretou a personagem Dona Brites.

O filme, de 2003, conquistou o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro do ano seguinte, nas categorias melhor figurino, melhor maquiagem e melhor direção de arte. Beatriz também recebeu indicações para o troféu de melhor atriz coadjuvante com o longa.

Apesar de ser lembrada principalmente pelos papéis na televisão e no teatro, as participações de Beatriz Segall no cinema também merecem destaque. ;A Beatriz me deu a honra de trabalhar em Desmundo e de aceitar fazer a Dona Brites, que nem era uma das personagens principais, de maior relevância;, conta Fresnot.

[FOTO1220889]

O cineasta também lembra da presença de Beatriz durante as gravações do filme: ;Ela foi muito tranquila. Era uma mulher de vasta cultura, excepcionalmente profissional. Ela era de um bom humor!”, ressalta Fresnot.

O artista lamenta a perda, e lembra que Beatriz esteve presente durante momentos de importância para o cenário artístico brasileiro: ;Ela acompanhou a cultura desde meados dos anos 1950;, afirma o diretor de cinema. Para ele, o trabalho de Beatriz Segall será imortalizado: ;Ela é uma dama, uma grande atriz de primeiríssimo time e uma mulher de muita coragem. Ela foi um presente;, completa o cineasta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação