Diversão e Arte

Wilzy Carioca faz homenagem à bossa nova no Clube do Choro

Com o show Brinde à bossa nova, a cantora traz repertório com joias do gênero

Irlam Rocha Lima
postado em 11/09/2018 06:43
Wilzy Carioca faz homenagem, hoje, no Clube do Choro, ao gênero
Wilzy Carioca é cearense, é cantora, mas se dedica mais à preparação de participantes de corais. Em 40 anos de carreira, lançou dois discos, e não costuma fazer shows com frequência. Ela criou o projeto Série Brindes, com o qual reverencia grandes nomes da música popular brasileira. Hoje, às 21h, na apresentação que faz no Espaço Cultural do Choro, homenagerará pilares da bossa nova ; em especial Antônio Carlos Jobim e João Gilberto.

;Nasci no mesmo ano do surgimento da bossa nova, e, no show que faço pelo projeto Chega de saudade, celebrararei as seis décadas do movimento que trouxe sofisticação para a MPB, tendo como foco principal os três criadores, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto, embora interpretarei também criações de outros artistas que têm ligação com o movimento;, explica Wilzy.

A cantora tem no Brinde à bossa nova (este é o nome do show) a companhia de renomados instrumentistas brasilienses: Moema Craveiro Campos (piano e acordeon), Sidnei Maia (flauta transversal) e Pedro Miranda (contrabaixo). Há ainda a participação especial do coral feminino da AABB-FENABB-DF.

;Minha formação como cantora tem tudo a ver com a bossa nova. Cresci ouvindo canções que se tornaram clássicos, compostas por mestres, como Tom Jobim, Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Donato e Baden Powell;, lembra. ;Em quase todos os meus shows, canto algumas dessas músicas. Agora, em razão dos 60 anos da bossa nova, quis homenageá-la.;

O repertório traz, entre outras, Você (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), Influência do jazz (Carlos Lyra), Samba de verão (Marcos e Paulo Sérgio Valle), Pra que chorar (Baden Powell e Vinicius de Moraes), Tim tim por tim tim (Geraldo Jaques), A rã (João Donato), Beijo partido (Toninho Horta). O encerramento, em grande estilo, vai ser com um medley que reúne composições de Tom Jobim e parceiros: Desafinado, Dindim, Garota de Ipanema, Pois é, Se todos fosse iguais a você e Só danço samba.

;O Coral da AABB, do qual sou regente desde o começo deste ano, faz participação especial, me acompanhando no medley em tributo a Tom Jobim, e também a João Gilberto, que gravou algumas dessas canções. Interpretá-las é, para mim, uma grande responsabilidade, mas não fujo disso em razão da grande admiração que tenho por esses ícones da bossa nova;, comenta.

Foi no Coral do Sesc que Wilzy Carioca iniciou sua carreira de cantora. Outra atribuição a que se dedica é ligada a corais, como professora. ;Faço menos shows do que gostaria. Lancei dois discos, o Canção brasileira, em 2004; e o De cor ; Brinde a Fernando Marques. Nesse, homenageei a um amigo e contemporâneo da Universidade de Brasília;, destaca.



Brinde à bossa nova
Show da cantora Wilzy Carioca e banda, com a participação do Coral da AABB-FENAB, hoje, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada para estudantes). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0599.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação