Diversão e Arte

Relacionamentos dão a base para a literatura de Fred Elboni

Lançamento de livro em Brasília, hoje, contará com a presença do escritor Fred Elboni

Adriana Izel
postado em 11/09/2018 06:51
O escritor paulista Fred Elboni estará em Brasília
O paulista Fred Elboni, 27 anos, é a típica personalidade do mundo atual. Formado em publicidade e propaganda, foi na internet que viu a projeção ao lançar o portal EOH (Entenda os homens), com mais de cinco milhões de acessos mensais, e um canal no YouTube, que leva o nome dele, com quase um milhão de inscritos. Em ambos, os assuntos sempre foram diversos, mas, em comum, um tema universal: os relacionamentos.

O sucesso na web o levou ao programa da Globo, Amor & sexo, onde foi roteirista por quase dois anos, e também ao mundo da literatura. Com cinco livros no currículo (Notas de liberdade, Só a gente sabe o que sente, Um sorriso ou dois, Meu universo particular e Muito amor por favor), neste ano, lançou o sexto, a obra Você e outros pensamentos que provocam arrepio.

O livro foi o terceiro mais vendido do estande da Editora Sextante na Bienal de São Paulo e agora será lançado em Brasília em um evento hoje (11/09, terça), a partir das 19h, na Livraria Leitura, no Pátio Brasil, com a presença ao autor. ;Já passamos pelo Nordeste inteiro, o Norte e agora estamos finalizando a agenda de lançamentos com Brasília e Goiânia. Eu já estive na capital nas outras cinco vezes em que lancei meus outros livros;, lembra Elboni.

Em entrevista ao Correio, o paulista explicou a concepção do livro Você e outros pensamentos que provocam arrepio, obra que reúne 50 crônicas sobre relacionamentos, em que as mulheres são as protagonistas. ;É um livro que fala muito sobre leveza, liberdade e sensibilidade. Essas são as três palavras que definem o livro;, explica. Fred ainda conta que a obra saiu de uma conversa entre ele e a namorada. ;O estopim foi quando saindo um dia com a minha namorada, no restaurante, ao entregar a conta, o garçom entregou pra mim, apesar de ela ter pedido. Isso foi uma faísca;, revela o autor.
Sextante / Divulgação

Nova empreitada

Além do mais recente livro, Fred Elboni tem outro projeto no forno. Ele tem se dedicado ao espetáculo E aí, sumida?, uma montagem que ele define como ;uma comédia sobre relações normais em tempos anormais;. ;A gente fala muito sobre relação de uma forma muito leve e descontraída. Fala de dedo podre, relação abusiva, como saber se gosta ou não de alguém, tento trazer essa sensibilidade de forma secundária;, explica.

Na peça, Fred Elboni dará vida ao protagonista, mas também atuará ao lado de outros atores. A estreia será ainda neste ano em São Paulo e já estão reservadas datas em Curitiba e no Rio de Janeiro. Sobre uma passagem por Brasília, ele diz que já há negociações e acredita que possa voltar à cidade com a peça em novembro.


Duas perguntas / Fred Elboni

Como começou a carreira na internet?
Isso começou há uns 10 anos. Comecei com um blog, escrevi durante uns quatro anos sem divulgar para ninguém. Daí, veio um convite para escrever com outras pessoas para o programa Amor & sexo, da Globo. Escrevi um tempinho e veio o convite do primeiro livro. Foram coisas bem gradativas. Comecei a escrever, porque eu estava meio confuso comigo mesmo e não tinha dinheiro para terapia. Eu queria poder ler o que eu estava pensando, no papel é tudo mais palpável, é como uma reflexão, uma meditação. Mas, agora, tenho sentido que preciso de mais contato com o público, quero ver mais gente, quero ter essa troca de energia, quero testar outras coisas, por isso, a peça.

Por escrever e falar de sentimentos, as pessoas devem lhe pedir muitos conselhos. O que você costuma falar para elas?
Eu evito muito dar conselhos. Eu converso, não gosto de ter esse tom de autoridade. Converso como um amigo. Escrevo e as pessoas confundem, às vezes, são as minhas experiências, são mais reflexões do que conselhos. Mas, é um momento mágico, porque o livro é uma obra solitária, na internet temos esse feedback, que eu gosto.

Você e outros pensamentos que provocam arrepio
De Fred Elboni. Editora Sextante, 176 páginas.


Lançamento do livro de Fred Elboni
Livraria Leitura do Pátio Brasil (SCS, Qd. 7). Hoje, 19h. Lançamento do livro Você e outros pensamentos que provocam arrepio com presença do autor Fred Elboni. Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação