Diversão e Arte

Francês Nitish Monebhurrun lança livro Assassinato do presidente do Brasil

A obra de ficção se passa em 2024 e discute política brasileira atual. Lançamento e mesa-redonda ocorrem nesta quarta-feira

Robson G. Rodrigues*
postado em 12/09/2018 17:10
Uma semana após o atentado à vida de um dos presidenciáveis, o candidato Jair Bolsonaro, chega às prateleiras a ficção política Assassinato do presidente do Brasil, escrita pelo Nitish Monebhurrun, francês que dá aulas de direito em Brasília.

A trama situada em 2024 se passa após o presidente brasileiro fictício sofrer uma tentativa de assassinato. Entra em cena a jornalista criminal Jade, especialista em homicídios cometidos por criminosos que jamais haviam matado alguém. Diferentemente do caso recente envolvendo o candidato Bolsonaro, o antagonista do livro envolve-se em um crime mais complexo.

O autor brinca com a comparação e diz não ter previsto nada. ;A motivação é diferente. Eu considero que a protagonista é alguém menos sob influências, mais calma, reservada, que pensa durante um tempo, que justifica com argumentos racionais. Enquanto o atentado a Bolsonaro envolve razões muito mais místicas;, diferencia.

Com visão analítica, Nitish insere observações sobre o atual momento político por meio de divagações em retrospectivas. No futuro que descreve, problemas que, em 2018, estão em fase inicial ganham consequências plausíveis: a pequena invasão na altura da 414 Norte dá lugar a uma favela; a seca se acirra, assim como o racionamento de água; o plantio familiar deixa de ser privilégio e torna-se necessidade em diversos lares.

;Fiz um trabalho de observação da realidade, ao mesmo tempo que tentei colocar medos inquietações que eu escutava dos brasileiros. Fui como uma esponja capturando partículas de inquietações;, revela o francês, que publica o livro como forma de se inserir na política brasileira e de contribuir com outras leituras da política brasileira.

O lançamento do romance está marcado para esta quinta-feira (13/11) no Auditório da Biblioteca do UniCEUB (Centro de Ensino Unificado de Brasília) com mesa-redonda para o debate sobre tema "O cenário político através da literatura". O evento será aberto ao público mediante inscrição prévia pelo site da instituição.
Livro: 'Assassinato do presidente do Brasil'
Assassinato do presidente do Brasil
Escrito por Nitish Monebhurrun. Editora Catalivros, 121 páginas. Preço: R$ 40.

Serviço

Lançamento do livro Assassinato do presidente do Brasil e mesa-redonda com o autor
Auditório da Biblioteca do UniCEUB (SEPN, 707/907, Via W5 Norte; 3966-1383). Quinta-feira (13/9), às 19h. Entrada franca mediante inscrição. Classificação indicativa livre.
*Estagiário sob supervisão de Adriana Izel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação