Diversão e Arte

Prêmio Transborda anuncia premiação no domingo 16/09

'Transborda Brasília' revelará o nome dos três artistas visuais vencedores da premiação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 14/09/2018 13:59
Prêmio seleciona artistas que residem e produzem no DF

Os nomes dos três artistas vencedores do Transborda Brasília ; Prêmio de Arte Contemporânea serão anunciados no domingo (16/09), às 16h, na Caixa Cultural. Cada vencedor vai receber R$ 15 mil, além de um prêmio especial de pesquisa e acompanhamento crítico com a curadora Clarissa Diniz. Ela será responsável por oriengtar no processo de criação e desenvolvimento poético de um trabalho inédito dos vencedores.

Foram 862 obras julgadas de 197 artistas pelo júri formado por Agnaldo Farias (SP), Clarissa Diniz (PE), Guga Carvalho (PI), Lisette Lagnado (RJ) e Marilia Panitz (DF). Todos artistas participantes residem, produzem ou nasceram no Distrito Federal ou nas cidades do Entorno do DF.

Do total, foram selecionados os trabalhos de 12 artistas finalistas. São eles: Alice Lara, Cecília Bona, Cléo Alves Pinto, Diego Bresani, Gustavo da Cei, Hilan Bensusan, José de Deus, Ju Lama, Kabe Rodríguez, Laura Fraiz-Grijalba, Raquel Nava e Rodrigo de Almeida Cruz. Apenas três serão premiados.

O anúncio será realizado na Galeria Acervo da CAIXA Cultural Brasília, com entrada franca e classificação indicativa livre para todos os públicos, com exceção da obra Mordente, que tem classificação indicativa para maiores de 18 anos.

A programação da premiação inclui visita mediada com as curadoras Clarissa Diniz e Maríulia Panitz e com membros da comissão de seleção. Também está na agenda da noite de entrega do prêmio a performance AVAST EXPERIENCE: antidol 2018, de Kabe Rodriguez.

Sobre o projeto

O Transborda Brasília ; Prêmio de Arte Contemporânea é um projeto iniciado em 2015, que busca como desdobramentos o mapeamento dos artistas visuais que atuam no Distrito Federal e Entorno, além de incentivar a produção artística na capital, com foco nacional e internacional. O projeto é realizado pela Mira Produção e Arte, por Bruna Neiva e Virginia Manfrinato. Em 2018, o prêmio chega à terceira edição.


Serviço
Transborda Brasília ; Prêmio de Arte Contemporânea com o anúncio dos premiados
Dia 16/09/2018, a partir das 16h. Galeria Acervo, CAIXA Cultural Brasília (SBS, Qd. 4, Lt. 3/4) . Classificação indicativa livre (A obra Mordente tem classificação indicativa para maiores de 18 anos). Entrada franca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação