Publicidade

Correio Braziliense

Escritor João Silvério Trevisan lança livro em Brasília nesta sexta

O autor realiza a divulgação da nova edição de 'Devassos no paraíso' em evento LGBt%2b


postado em 14/09/2018 16:04 / atualizado em 14/09/2018 16:55

O livro 'Devassos no paraíso' faz um panorama da homossexualidade no Brasil(foto: Francoprod.com.br/Homos/Imprensa)
O livro 'Devassos no paraíso' faz um panorama da homossexualidade no Brasil (foto: Francoprod.com.br/Homos/Imprensa)

 
O escritor e pesquisador paulista João Silvério Trevisan realiza em Brasília, nesta sexta-feira (14/09), o lançamento da 4ª edição de Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade, obra cultuada e esgotada que acaba de ser reedidata pela Objetiva. Trevisan participa do I Simpósio Memórias LGBT+, que ocorre de sexta (14/09) a domingo (16/09), na Casa da cultura da América Latina (Setor Comercial Sul, Qd.4). Nesta sexta, às 20h, o escritor faz a conferência de abertura do evento. 

O simpósio dialoga sobre patrimônios artísticos e culturais e sobre a história da luta LGBT no Distrito Federal. O livro Devassos no paraíso trata da homossexualidade no Brasil e é considerado um dos estudos mais importantes da homoafetividade na literatura brasileira. Trevisan adota pontos de vista que perpassama a cultura brasileira e adentra áreas como teatro, cinema, política e história. 

Além da presença do autor, o evento conta com duas oficinas gratuitas e seis rodas de memórias. As inscrições para as atividades devem ser realizadas no endereço https://doity.com.br/simposiomemoria. O encerramento do simpósio terá a presença da artista Linn da Quebrada e da cantora Karla da Silva. Confira a programação completa.  


I Simpósio Memórias LGBT
Nesta sexta (14/09), sábado (15/09) e domingo (16/09), na Casa da Cultura da América Latina (Setor Comercial Sul, Qd. 4). Não recomendado para menores de 16 anos. Entrada Gratuita

Programação do I Simpósio Memórias LGBT :



Sexta-feira (14/09)
           
15h: “Teorias da memória LGBT : uma introdução” 
Oficina com Felipe Areda, pesquisador do Instituto LGBT . 30 vagas, mediante a inscrição prévia

19h30: Abertura

20h: Conferência de Abertura com João Silvério Trevisan

21h30: Coquetel de lançamento da 4º edição de Devassos no Paraíso, de João Silvério Trevisan


Sábado (15/09)


10h: “Por uma História Travesti: recordações (trans) formadoras da Capital”

Memórias de travestis e transexuais no Distrito Federal, transexualidade e envelhecimento, a história da ocupação travesti e transexual de nossas cidades.
 
14h: “DF 044: eixos de revolução”

Memórias sobre a emergência da luta lésbica na cidade, o surgimento da Coturno de Vênus, a produção teórica e artística lesbiana e as histórias de (re)existência de nossos desejos. 

17h: “Gestos de desejo: memórias LGBT surdas no Distrito Federal” 

Memórias de LGBT na comunidade surda e de pessoas surdas na comunidade LGBT , a criação do núcleo surdo do Grupo Estruturação e luta contra a invisibilidade.

20h: “Beijo Livre: quando nossos beijos ocuparam a cidade” 

Memórias sobre a emergência da cultura LGBT na ditadura militar, o teatro terrorista Manga Preta, o surgimento do Aquarius American Bar e da New Aquarius, a insurgência do Beijo Livre e nascimento do besteirol com o Crepe Suzette. 


Domingo (16/9) 

10h: “Memória LGBT e Colagem Experimental” 
Oficina com Mari Velasco, artista visual e pesquisadora do Instituto LGBT . 20 vagas, mediante a inscrição prévia. 

14h: “Berros Bis: memórias bissexuais no rock brasiliense” 
Memórias da produção bissexual na cena do rock brasiliense e as histórias de afirmação e expressão de nossos sons, desejos e afetos.

17h:"O arco-íris de Oxumarê: quando LGBT dançam no sagrado” 

Memórias LGBT na história de resistência dos terreiros de Candomblé no DF e Entorno, histórias de vida sexual-dissidentes e a construção de comunidades sagradas de acolhimento à diversidade.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade