Diversão e Arte

Deborah Dornellas lança livro com protagonista ceilandense

Deborah Dornellas lança 'Por cima do mar', sobre uma mulher negra, que vive em Angola, mas cresce em Ceilândia

Robson G. Rodrigues*
postado em 18/09/2018 06:40
Deborah Dornellas: personagem de  mulher intelectual negra e aguerrida

A gestação de Lígia Vitalina levou 260 semanas. Ou melhor, cinco anos. A mãe, Deborah Dornellas, já não aguentava mais a espera para seguirem rumos distintos. Até que, em 2018, terminou de escrever o romance Por cima do mar. ;Eu não convivo mais com ela. Ela já está no mundo;, conta a autora.

A carioca criada no Distrito Federal criou a personagem brasiliense inicialmente para um conto. Depois, decidiu dar-lhe mais páginas, incentivada por um colega a quem dava credibilidade, que viu na história um potencial romance.

O lançamento de Por cima do mar, segundo livro de Dornellas, ocorre nesta terça-feira (18/9), às 18h, no Beirute. Em 2012, ela publicou Triz, que reúne poemas.

No livro, Dornellas dá vida à Lígia Vitalina, uma mulher negra, historiadora, que vive em Angola. Passou a infância em Ceilândia junto à família pobre. Conheceu melhor o Plano Piloto só quando entrou na Universidade de Brasília, onde a tímida garota se sentia ;invisível;.

Para desenvolver a personagem, a autora mudou características da personagem original. ;Ela foi ganhando outras cores ao longo desses anos, porque eu achei interessante ter uma mulher intelectual negra e aguerrida. Eu não queria que ela fosse mártir. Fui mudando a personalidade dela, que enriqueceu;, destaca a autora de prosa ;muito contaminada pelo lirismo da poesia;.

Ela esbarrou com Lígia em Angola, que visitou em 2016. Já era leitora de escritores angolanos e tinha interesse por cultura de matriz africana. A experiência ajudou a delinear a trajetória da personagem fictícia, colocada em momentos históricos.;Eu brinco com fatos da história no livro. Eu inseri meus personagens em acontecimentos que li em jornal ou em outras fontes;, explica.

O livro conta com ilustrações feitas pela própria autora. ;Vou fazendo porque gosto. Gosto de me expressar muitas vezes por desenho e não por palavras. É um refrigério;, diz. Pegou elementos da história do livro para fazer os desenhos digitais. Metade das artes estarão expostas no lançamento do livro.

*Estagiário sob supervisão de Igor Silveira

SERVIÇO

Por cima do mar

Novo livro de Deborah Dornellas. Editora Patuá, 344 páginas. Preço: R$ 50. Lançamento do livro Por cima do mar. Nesta terça-feira (18/9), às 18, no Beirute Asa Sul (CLS 109 -Bar Beirute). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação