Diversão e Arte

Produtor de 'Jurassic Park' faz workshop em Brasília

Foco do curso de Craig Caton-Largent será realidade aumentada e captura de movimentos

Adriana Izel
postado em 20/09/2018 06:49

Craig Caton-Largent:

Com quase 40 anos de experiência na indústria cinematográfica, o produtor Craig Caton-Largent viu todos os avanços nas áreas de efeitos visuais e especiais no cinema hollywoodiano. Ele esteve envolvido com essas duas áreas em produções que datam dos anos 1980 até hoje, passando por filmes como O Predador (1987), Jurassic Park: Parque dos Dinossauros (1993), O Vingador do Futuro (2012) e Como treinar seu dragão 2 (2014).

Essa experiência, que perpassa por diferentes realidades, será dividida com o público brasiliense em um workshop ministrado pelo produtor, promovido pela New York Film Academy (NYFA) em parceria com o Studio NJ Produções em 22 e 23 de setembro, na Asa Norte. Essa será a primeira vez de Caton-Largent em Brasília. Na semana passada, promoveu o mesmo workshop em São Paulo. O curso tem como foco dois assuntos: realidade aumentada e captura de movimentos.

"Estou muito empolgado em dividir minhas experiências. Eu vou mostrar ferramentas e tecnologias mais recentes que estão sendo usadas no entretenimento e em espaços interativos;, afirma em entrevista ao Correio. Entre os pontos do curso estão a captura de movimentos de corpo inteiro e faciais, processo que permite a aplicação em personagens gerados por computador e também assuntos, como ele adianta: ;Mergulharemos na realidade aumentada, um processo que aprimora o que vemos ao sobrepor o conteúdo digital ao mundo real. Depois disso, examinaremos a fotogrametria, que permite criar uma reconstrução 3D com base em fotografias".

Trajetória

Conhecido atualmente como um dos magos dos efeitos especiais e visuais em Hollywood e responsável pela produtora Digital Domain criada em parceria com James Cameron, Craig Caton-Largent conta que sua relação com a atividade começou ainda infância, quando assistiu a versão original de Planeta dos Macacos. "Eu conto para as pessoas que quando eu assisti ao filme, eu fiquei falando que queria ser um macaco também. Então a partir da quinta série, comecei essa jornada", lembra.

Mais tarde teve contato com Dick Smith, famoso maquiador de Hollywood, que se tornou uma espécie de mentor e fez com que as portas do mercado cinematográfico se abrissem para Craig. "Isso foi antes de existir escolas para esse tipo de trabalho, mas estávamos inventando novas tecnologias também", recorda o produtor, que contou com recomendação do maquiador.

Sobre o mercado, Craig conta que um dos maiores desafios é trabalhar com diferentes profissionais, já que uma grande produção demanda a presença de várias empresas. "É importante garantir que todos estejam criando efeitos com uma aparência consistente ao longo do filme. Uma boa comunicação é fundamental para o sucesso", analisa.

Já sobre as mudanças que ocorreram no cenário ao longo dos últimos anos, ele afirma: "Está evoluindo e mudando constantemente. Muitos dos materiais que usamos fizeram grandes melhorias e, claro, não tínhamos computadores no início dos anos 1980. Na era digital, os computadores ficaram mais rápidos, o software melhorou drasticamente. Coisas que não poderíamos fazer há 15 anos, agora são práticas comuns, como simulação de cabelos e tecidos".

Atualmente, Craig tem se dedicado mais a criação de sistemas e tecnologias de efeitos visuais e a supervisão de um programa de animação em 3D na New York Film Academy. "E, claro, há um projeto secreto que eu adoraria falar, mas não posso", faz mistério o produtor.

Workshop com Craig Caton-Largent
(102 Norte Bloco C Sala 18) Em 22 e 23 de setembro, das 10h às 18h. Workshop da New York Film Academy (NYFA), em parceria com o Studio NJ Produções com o mestre dos efeitos especiais Craig Caton-Largent sobre realidade aumentada e captura de movimentos. Valor: US$ 250 (oficina) e US$ 50 (taxa de matrícula). As aulas são recomendadas para diretores, animadores, designers de jogos, produtores e atores. Informações e inscrições: brazil@nyfa.edu ou 99822-0519.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação