Diversão e Arte

Semana do Pensamento Criativo traz à cidade filósofos, artistas e outros

Organizados em duplas, de acordo com as afinidades das pesquisas, os convidados trabalham em áreas como psicanálise, arquitetura, grafite, cosmologia e filosofia

Nahima Maciel
postado em 25/09/2018 06:30
As oficinas com os convidados fazem parte da programação

Com o tema Travessias, fissuras, rupturas ; Arte, crise e insurreição, a terceira edição da Semana do Pensamento Criativo vai reunir um time de 10 pensadores para refletir sobre o processo de criação durante palestras e oficinas na Caixa Cultural. A intenção foi reunir pessoas de várias áreas das ciências humanas para estabelecer diálogos que alimentem o pensamento crítico e investiguem o processo de criação.

Organizados em duplas, de acordo com as afinidades das pesquisas, os convidados trabalham em áreas como psicanálise, arquitetura, grafite, cosmologia e filosofia. ;Tentamos trazer pessoas com um olhar sensível e que, ao mesmo tempo, não toquem só na sua realidade individual. Essa é uma das coisas que motiva a semana;, explica Bruna Neiva, idealizadora do projeto, que faz parte do edital Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural.
Potencial

Para este ano, Bruna escolheu um tema capaz de comportar a realidade vivida pelo país e o papel do processo criativo em todas as esferas. ;Num momento de incertezas, num momento de insatisfação e desesperança, pra quê falar de arte?;, questiona. ;Por que dedicar essas horas a sentar com artistas e pensadores quando tem tanta coisa acontecendo. Eu, pessoalmente, acredito que a arte tem o potencial de transformar estruturas.;

O ciclo começa hoje com um encontro entre a artista plástica Sara Ramo e o filósofo Peter Pál Pelbart, professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e tradutor de Gilles Deleuze. Amanhã, o encontro é entre Zéh Palito, grafiteiro do Cosmic Boys, e a arquiteta Marta Bogéa e, na quinta, o artista Jonathas de Andrade e a curadora Clarissa Diniz se encontram para falar do processo criativo na arte. ;As pessoas que a gente convida são de áreas diversas e estão atentas a disciplinas e temáticas muito amplas, como filósofos que pensam as artes cênicas, psicanalistas que pensam as artes visuais;, avisa Bruna Neiva.


Três perguntas para Bruna Neiva

Qual o objetivo da Semana do Pensamento Criativo?
A tentativa da semana de trazer pessoas que tenham olhar sensível, mas que não foquem só a sua realidade individual, é uma coisa que faz com que seja uma das razões para que possa ser renovada.

O que os convidados têm em comum?
Em comum esses convidados têm isso de não limitarem sua experiência à sua individualidade. O processo de criação de cada um é compartilhado de maneira muito generosa e suas próprias práticas partem de uma escuta e uma atenção ao mundo. No ano passado, dividimos por temáticas. Este ano, tem uma temática só. Tem o tema central e dele irradiam as conversas de cada dia. Fizemos a divisão por complementaridade entre os palestrantes.

Você acha que vai ter um reflexo do momento político na fala dos convidados?
Acho impossível não ter. A arte não é impermeável. O poder de transformar da arte e do pensamento passa por essa impossibilidade de não ser atravessado. A semana tem a característica de ter um diálogo aberto com o público. Ao mesmo tempo em que falo de pensar junto o futuro e estar atento à memória, acho que a gente não pode ignorar o presente, e o presente está muito duro. Esta semana durante a qual o projeto vai acontecer é uma semana antes da eleição, não é qualquer coisa. Esses artistas são cidadãos brasileiros como a gente, ninguém está conseguindo escapar. Ao mesmo tempo, a semana é um respiro, são horas conjuntas dedicadas a ver os outros, a estar presente nessa abertura do processo de criação de cada uma dessas pessoas, que são muito generosas e curiosas com o olhar dos outros. Esses artistas têm no próprio trabalho uma característica de escuta e curiosidade pelo outro.

Programação de palestras

25/08 - Sara Ramo e Peter Pál Pelbart
26/08 - Zéh Palito e Marta Bogéa
27/08 - Jonathas de Andrade e Clarissa Diniz
29/08 - Virgínia de Medeiros e Edson Luiz de Sousa

Semana Pensamento Criativo 2018
De terça a sexta-feira, das 19h às 22h30, no Teatro da Caixa Cultural Brasília (SBS, quadra 4, lotes 3/4 ; Asa Sul, anexo à matriz da Caixa). Entrada franca

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação