Diversão e Arte

Artistas apresentam criações no Centro de Dança do DF

As dançarinas Eduardx Kon Zion e Fabiana Balduína mostram o resultado de dois meses de processo criativo

postado em 26/09/2018 12:06

Eduardx Kon Zion e Fabiana Balduína apoderam-se do palco do Centro de Dança do DF

A Mostra de dança XYZ, que ocorre no Centro de Dança do Distrito Federal, apresenta neste sábado (29/9) a mostra dos resultados dos processos criativos de Eduardx Kon Zion e Fabiana Balduína, artistas que há dois meses utilizam o espaço do centro de dança para desenvolver suas criações. No domingo (30/9), elas vão discutir, em um bate-papo, sobre a experiência durante este período. Os eventos serão às 19h e abertos ao público, com entrada franca, no Centro de Dança do Distrito Federal.

Elas foram selecionadas dentre 25 inscritos, na segunda chamada de processos criativos realizada neste ano, obtendo uma bolsa de pesquisa para qualificarem suas trajetórias artísticas. As criações estão conectadas ao recorte curatorial "Dança e Diversidade", que conduz o módulo atual da programação do Centro de Dança do DF. O foco está na dança como produtora de diferenças no mundo e nos modos de se compor coreograficamente.

Eduardx Kon Zion é pesquisadora de cultura performática LGBTQIA

Eduardx Kon Zion, professora, bailarina, coreógrafa, pesquisadora de cultura performática LGBTQIA%2b, entre outras várias facetas, é pessoa trans não-binária que iniciou cedo seus estudos em danças urbanas e, em seguida, em dança clássica. O trabalho no Centro de Dança do DF gira em torno da cultura vogue e é partilhado com o grupo Hands Up DF. A criação expressa uma dança política militante em prol das causas negras, latinas e periféricas, e sobre sexualidades e gêneros.

Fabiana Balduína é graduanda em licenciatura em Dança no IFB

Fabiana Balduína, a BGirl e dançarina FaBGirl, é graduanda em licenciatura em Dança no Instituto Federal de Brasília (IFB), dançarina autodidata, coreógrafa, capoeirista angoleira e pesquisadora do estilo de dança breaking desde 2001. Ela protagoniza um solo que une capoeira e breaking, buscando a convergência de simbologia, ritos, gestos e seus possíveis modos de existir dentre as diversas movimentações dos dois universos. A apresentação tem música ao vivo da Orquestra Nzinga de Berimbaus, do grupo de capoeira Nzinga.

Serviço

Mostra de dança XYZ

Centro de Dança do DF (SAN Q. 1; 3322-5593). Mostra Brasília de novos criadores, sábado, às 19h. Entrada franca. Não recomendado para menores de 16 anos.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação