Diversão e Arte

Porão do Rock comemora vinte anos de existência

Programação do evento conta com mais de 40 atrações divididas em três palcos

Tarcila Rezende - Especial para o Correio
postado em 29/09/2018 06:30

O Barão Vermelho vem ao Porão tendo Rodrigo Suricato à frente

O Estádio Nacional Mané Garrincha será palco de um dos maiores festivais de música de Brasília neste fim de semana. Ao completar 20 anos de existência, o Porão do Rock reúne, hoje e amanhã, mais de 40 atrações de várias regiões do país, colocando a capital em contato com outros ritmos que vão além do estilo que dá nome ao evento.

A 21; edição do festival convida bandas com um histórico respeitável, como a Nação Zumbi em show especial com o rapper Bnegão, Barão Vermelho, Matanza, CPM 22, Plebe Rude e Cordel do Fogo Encantado. Mas o festival não se prende ao clássico e dá oportunidade para artistas que estão começando a trajetória no mundo da música, como o grupo Francisco El Hombre, a cantora Letrux, a banda brasiliense O Tarot e o rapper Froid.

As apresentações começam às 16h. Com três palcos, o festival não deixa de dedicar um espaço somente ao rock. O Palco Pesado contará com bandas importantes da cena, como os gaúchos da Krisiun, Damn Youth, do Ceará, e a veterana Korzus, de São Paulo.

Após recentemente anunciar a aposentadoria, a banda Matanza vem ao festival para se despedir dos fãs brasilienses. Já os pernambucanos da Cordel do Fogo Encantando revelam em primeira mão o disco Viagem ao coração do sol, com canções novas e músicas que ficaram na gaveta nos últimos oito anos. A veterana banda brasiliense Plebe Rude estreia o mais novo projeto Primórdios, no qual executa canções de 1981 e 1983, a maioria nunca gravada.

Barão de cara nova

Outra novidade é a apresentação da banda carioca Barão Vermelho, que após a saída de Frejat, chega à capital com um show especial que engloba todos os hits com a apresentação do novo vocalista, Rodrigo Suricato. ;Não é todo dia que um festival de rock comemora 20 anos, especialmente no Brasil. O que evidencia a relevância do evento. Por isso, estamos muito animados em participar e mostrar a formação atual para o público;, revela o tecladista, compositor e um dos fundadores do Barão, Maurício Barros.

Para Maurício, a iniciativa do Porão de trazer um leque de musicalidade demonstra que o festival está antenado e afinado com o que acontece de relevante no cenário musical. ;Nosso país é continental. São muitas tribos e estilos. O rock agora tem a companhia do rap e do hip hop, o caldeirão está cada vez mais efervescente. E quanto mais variado, melhor. Todo mundo sai ganhando;;, pontua Barros.

O pessoal da Francisco el Hombre vai aproveitar a proximidade das eleições para falar de política no palco do festival

;É uma alegria enorme estar de volta aos palcos, tocando esse repertório, que construímos ao longo de décadas. Está sendo um prazer reencontrar nossos fãs e também a rapaziada mais nova que nunca viu o Barão ao vivo. Estávamos com muita vontade de tocar em Brasília, onde o público sempre nos prestigiou; diz Barros.

Pela primeira vez

Novata no Porão do Rock, a banda de São Paulo Francisco El Hombre desembarca em Brasília para se apresentar amanhã cheia de vontade de espalhar a musicalidade. ;Acho muito importante que o Porão está fazendo isso de levar ritmos diversos para a cidade. É nossa primeira vez no festival, e para nós é uma honra poder fazer nosso show chegar a um público ao qual normalmente não chegaria;, explica um dos vocalistas do grupo, Mateo Piracés-Ugarte.

Para Mateo, os festivais são oportunidades que os músicos têm de conhecer artistas e de ter reencontros com os colegas. ;Nesse meio é todo mundo muito amigo,é um vendo o show do outro, e eu vejo que a cena independente tá muito conectado e é assim que a gente pode chegar longe;, diz o vocalista

Mateo afirma que o show será ;pura explosão; e uma das últimas apresentações do álbum Soltasbruxas. ;Nós vamos nos despedir da turnê do nosso último disco, então vamos querer botar tudo pra fora, explorar o lado pauleira para combinar com o rock e se despedir com sangue no olho;, conta.

A uma semana das eleições presidenciais, Mateo explica que shows nesta época que Brasília são propícios para discutir sobre a situação do país. ;Também é uma oportunidade de juntar uma galera de outros lugares para conseguir discutir coisas importantes e de, no palco, falar o que eu penso;, conclui.

Os 20 anos

Para comemorar o aniversário de duas décadas, o Porão deste ano proporcionará ao público a conhecer a história do festival ao longo destes anos de música. Estará à venda o livro Histórias do Porão, escrito pelo jornalista Pedro de Luna, lançado na última quarta-feira. Além do livro, o público poderá comprar outros itens comemorativos do festival, como copos e camisetas.

Serviço

Porão do Rock

Estádio Nacional Mané Garrincha . Hoje e amanhã, a partir das 16h. Ingressos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia entrada para todos que doarem um 1kg de alimento não perecível). Não recomendado para menores de 18 anos. Menores de 16 anos apenas acompanhados de pais ou responsáveis.

Programação

Sábado

Palco 1

16h: Ursa

17h: Clausem Vitrola Sound

18h20: Froid

19h55: Deb & The Mentals

21h30: O Tarot

23h:05: Braza

0h55: CPM 22

Palco 2

16h30: Matamoros

17h40: Drenna

19h15: Monstros do Ula Ula

20h35: Orquestra Brasileira de Música Jamaicana ; OBMJ

22h10: Pavilhão 9

0h15: Nuggetz

2h05: Nação Zumbi & Bnegão

Palco 3 (Palco Pesado)

16h15: Desonra

16h55: Seconds of Noise

17h45: Deaf Kids

18h35: Fallen Angel

19h25: La Raza

20h35: Cadibode

21h25: Project46

22h45: Agressivo Pau Pôdi

23h35: Gangrena Gasosa

0h40: Deceivers

2h: Krisiun

Domingo

Palco 1

16h: Ellefante

17h: Centropia

18h20: Lupa

19h55: Cordel do Fogo Encantado

22h15: Letrux

0h30: Matanza

Palco 2

16h30: O Plantae

17h40: Molho Negro

19h: Francisco El Hombre

21h05: Plebe Rude

23h10: Barão Vermelho

Palco 3 (Palco Pesado)

16h15: Never Look Back

16h55: Damn Youth

17h45: P.U.S.

18h35: Bruto

19h25: Totem

20h15: Devotos

21h35: Device

22h25: Pense

23h25: DFC

0h25: Korzus

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação