Diversão e Arte

Thiago de Mello é homenageado do Prêmio Jabuti 2018

Amazonense será homenageado como 'Personalidade Literária'

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 01/10/2018 16:10

Thiago de Mello, o poeta da floresta, levou a literatura do Amazonas para o mundo

O amazonense Thiago de Mello receberá o prêmio Personalidade Literária em 8 de novembro, no Prêmio Jabuti 2018. O autor será reconhecido pelo conjunto da obra, que é referência na literatura regional brasileira e com reconhecimento internacional sendo traduzida para mais de 30 idiomas.

A cerimônia será realizada no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, e premiará outros 18 escolhidos como vencedores das demais categorias, como o Livro do Ano.

Com 92 anos, Thiago nasceu em Barreirinha, no Amazonas. Posteriormente, se mudou para o Rio de Janeiro, onde começou uma faculdade de medicina, que abandonou para ser poeta. É nome importante ligado às questões ambientais, políticas e humanitárias.

Dentre suas obras, estão as poesias Os estatutos do homem, Faz escuro mas eu canto, Narciso Cego e A canção do amor amado. Na prosa, foi autor de títulos como Notícia da visitação que fiz no verão de 1953 ao rio Amazonas e seus barrancos, A arte e ciência de empinar papagaio e A estrela da manhã, Estudo de um poema de Manuel Bandeira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação