Diversão e Arte

Carrapa desfila a versatilidade, no Clube do Choro

Chorinho, viola caipira e trombone estão na cartadas de Carrapa do Cavaquinho, escalado para show no Clube do Choro

Irlam Rocha Lima
postado em 02/10/2018 06:42
Carrapa do Cavaquinho mostra a versatilidade, no Clube do Choro
Um dos fundadores do mítico Liga Tripa, Carrapa do Cavaquinho há muito tempo desenvolve, paralelamente, carreira individual. Essa faceta solo do multi-instrumentista, que toca também viola caipira e trombone, pode ser apreciada amanhã (dia 03/10, quarta), às 21h, no Espaço Cultural do Choro, na apresentação que ele faz pelo projeto Prata da Casa.

O show tem por base temas autorais registrados no Café Centro-Oeste, CD que lançou em 2014, com o acréscimo de composições inéditas. ;Meu repertório transita em dimensões afetivas, com um tom de pertencimento ao lugar que habito;, afirma Carrapa. ;Nesse trabalho ,exploro ritmos como samba, frevo e maracatu, tendo o choro como base e busco mostrar minha visão da fauna e da flora da região, elemento importante no meu processo de criação; acrescenta.

Arrebentando as cordas atrás do Guará, Caliandra, Choro candango, Dobradinha brasileira, Café Centro-Oeste, Frevo pi (para Piazzolla), Ninando o cavaquinho, Viola vadia e Zé vé zói d;água são algumas das composições de Carrapa reunidas no roteiro do show. Ele incluiu dois clássicos do choro, Brasileirinho (Waldir Azevedo) e Na Glória (Raul de Barros), para os quais fez novos arranjos.

Nesse show, Carrapa se faz cercar de músicos com atuação destacada na cena do choro e do samba na capital: Laércio Pimentel (violão 7 cordas e flauta), Valério Xavier (cavaquinho, violão e percusão), Augustinho de Almeida (percussão), Tiago Cunha (bateria), André Arraes (baixo elétrico e contrabaixo africano) e Lúcia Valeska (violoncelo).

O artista é licenciado pela Universidade de Brasília, onde também concluiu o mestrado em música com o tema Tradição e inovação no cavaquinho brasileiro; e atualmente é professor do instrumento na Escola de Música. Com uma longa carreira artística, já fez incontáveis shows na cidade, participou do Projeto Pixinguinha, em 2005, quando se apresentou no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre.

Em 2009, cumpriu turnê pela Itália, fazendo shows em cidades da Sicília como Trapani, Lido Valderice e Palermo. Nesta última, tocou como convidado especial da Escola de Samba Fala Brasil,na Villa Pantelleria e ba Villa Filipina. Em 2011, o trabalho que realiza foi objeto de estudo em congresso realizado na Faculdade de Belas Artes em Lisboa.


Carrapa do Cavaquinho
Show do multi-instrumentista e banda amanhã, às 21h, no Espaço Cultural do Choro (Eixo Monumental, ao lado do Centro de Convenções Ulysses Guimarães). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Não recomendado para menores de 14 anos. Informações: 3224-0559.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação