Robson G. Rodrigues*
postado em 03/10/2018 18:18
Depois de passar por experiência ;transcendental; nos Estados Unidos, Perez Castro voltou ao Brasil determinado a escrever. Começou há dois anos e não parou mais. Sem se deixar ater em assunto ou outro ; prefere tratar de tudo ; fez 129 textos. O resultado é o livro de autoajuda Evolução ;pra; brasileiro.
"Esse livro mostra a verdade nua e crua, sem maquiagem, e, por isso, é livro duro de ler. Só consegue ler o livro quem está interessado em mudar de vida porque ele não passa a mão na cabeça de ninguém", sugere o autor.
Com viés espiritual, mas sem ser guiado por religião, o livro compila textos curtos sobre assuntos variados. Há, no entanto, maior ocorrência de alguns motes como ;casamento ou melhor, cagamento, a hipocrisia das religiões e o jeitinho brasileiro malandro de ser;, explica.
O autor conta ter abdicado da vida profissional como empresário no ramo da indústria têxtil para se dedicar à escrita. "Nunca fui muito de estudar nem tive interesse em leitura", revela Castro, que começou na literatura acanhado. "Os textos começaram a surgir na minha cabeça", conta. Os primeiros parágrafos, apresentava apenas a familiares e amigos. Com o tempo e com incentivo de quem o cerca, decidiu mostrar os pensamentos registrados ao mundo.
Hoje, sem falsa modéstia, não poupa elogios ao livro. "É uma obra completamente inovadora. Não sou leitor assíduo, mas já li alguns livros de autoajuda e garanto que não tem nada parecido", arrisca-se.
Apegado à espiritualidade que despeja no texto, admite não ter religião. Demonstra respeito por diferentes cultos: "Acredito em Jesus, em Buda, em Krishna, tudo uma ciosa só, a mesma energia;. Faz apelo, no entanto, a ateus, que convida à leitura.
Depois do lançamento, será inaugurado amanhã um blog com trabalho de Castro no domínio www.navegueleve.com.br.
Serviço
Lançamento do livro Evolução ;pra; brasileiro. Nesta quarta-feira (3/10), às 19h, na Livraria Cultura do CasaPark Shopping Center (SGCV 22 4; 3410-4033). Entrada franca.