Diversão e Arte

Camila Mendes fala da carreira e do tempo em que morou em Brasília

Ela é uma das protagonistas da série Riverdale

Ronayre Nunes
postado em 10/10/2018 06:28
A atriz no tapete vermelho: entre a fama e a saudade de Brasília

O mundo do entretenimento não se cansa de surpreender o público com várias ;queridinhas da tevê;. Desde Jennifer Aniston, em Friends, passando por Evangeline Lilly, em Lost, grandes mulheres conseguiram sair do quadrado de uma história televisiva para se tornarem importantes referências. Uma dessas representantes que vêm chamando atenção é a ;quase brasileira; Camila Mendes, estrela do hit show adolescente Riverdale.

Com apenas 24 anos, Camila saiu de pequenas participações em comerciais publicitários para uma das séries de maior popularidade nos Estados Unidos. Baseado nos quadrinhos de Archie Comics, famosos entre as décadas de 1940 e 1950, a série Riverdale apresenta uma trama que tem a receita do sucesso: crimes, mistérios, relacionamentos avassaladores, descobertas surpreendentes e muita reviravolta. A produção está com a estreia da terceira temporada marcada para hoje ; com transmissão simultânea no Brasil, pelo canal Warner Channel, às 21h40.

Dando vida à inteligente e ousada Veronica Lodge, Camila Mendes bateu um papo com o Correio sobre o sucesso da série, a importância da representação de grandes personagens femininos na tevê ; especialmente para o público mais jovem ;, a infância vivida em Brasília, a amizade com o resto do elenco (com muitas noites de karaokê) e muito mais.


Amizades

Como não poderia deixar de ser, a grande dúvida de muitos fãs resultou no principal tópico do papo com Camila: o futuro de Riverdale. E a estrela não faz a linha sutil, os fãs devem apertar os cintos para muitas emoções. ;Na terceira temporada, acho que a grande novidade é que Veronica está gerenciando novos aspectos da vida dela. Ao mesmo tempo, ela está aprendendo mais sobre o pai e sobre o que ele é capaz de fazer, e como a personagem deve combatê-lo de uma forma que não seja suja;, aponta Camila.

Ainda sobre a série, a atriz sustenta que interpretar Veronica foi uma escola de vida pessoa. ;Eu tenho em comum com Veronica um senso de fé. Veronica também possui um senso de humor especial, acho que eu também compartilho isso com ela. Também acho que tenho uma parte de luta que é característico dela, a personagem sempre batalhou pelo que ela quer e eu acho que posso dizer que faço o mesmo;.

Passa longe de ser um problema para Camila admitir que não era a maior fã do Archie Comics antes de estrelar Riverdale, até porque, segundo a atriz, na série, o público tem a chance de ver uma Veronica mais legal. ;Não, eu não tinha lido o quadrinho antes. Mas quando fiz a audição, comecei a ler e a fazer minha pesquisa. Acho que a maior diferença é que em Riverdale, Veronica é uma personagem mais tridimensional. Na série ela é mais altruísta e pensa nos amigos, nos quadrinhos nem tanto, mas em Riverdale ela é um pouco mais ;gostável;, eu acho, mais amigável;, sustenta.

Junto ao australiano KJ Apa (interprete de Archie, o par romântico de Veronica na série), e dos norte-americanos Cole Sprouse (Jughead) e Lili Reinhart (Betty Cooper), Camila encabeça o grupo de protagonistas de Riverdale, e, como não podia ser diferente, encabeça também uma verdadeira avalanche de pressão pela amizade perfeita com os três, base da série, e requisito primário dos fãs.

Felizmente, para quem nunca quer ver o grupo se separar, uma boa notícia: de acordo com Camila, a amizade dos quatro vai bem além das telinhas, e faz parte da vida da atriz: ;Sim, nós somos amigos, é possível ver até pelas redes sociais. A gente sai para comer em Vancouver (no Canadá, onde a série é gravada), mas a gente também vai muito ao karaokê, ou também só ficar na casa um dos outros, se divertindo e conversando;. Ao ser questionada sobre a preferência de amizade por um dos colegas de elenco, Camila foi direta: ;Eu não vou responder a isso, eu sou amiga de todos, eu não vou escolher um, porque amo todos;.

Brasília

Filhas de pais brasileiros, Camila teve parte da infância vivida no Brasil, mais especificamente em Brasília. A atriz estudou parte do ensino fundamental na capital, e ainda guarda doces memórias sobre a cidade. ;Eu tenho um lugar especial no coração para Brasília. Na minha sétima série, eu morei ai, estudava na Escola Americana de Brasília, e tenho tantas memórias boas da cidade, minha família está ai, eu tento voltar pelo menos uma vez por ano para ficar um tempo com minha vó e meus parentes;, destaca Camila.

A atriz enfatiza sobre o quanto o país foi importante para que pudesse aprender e valorizar a família: ;O Brasil tem um senso muito forte de família, e eu sempre sonhei com esse tipo de vida. Crescendo nos Estados Unidos, eu não tinha a oportunidade de passar o fim de semana com minha avó, e isso é o que eu mais amo no Brasil, essa sensação cultural de família, e da importância da família que as pessoas têm;.

Referência

De acordo com Camila, uma das principais qualidades de Riverdale se refere à forma como os personagens femininos são retratados. ;Acho que é absolutamente importante apresentar mulheres fortes como em Riverdale. É muito importante também a amizade feminina. Todas as mulheres na série são fortes e independentes, e as coisas que elas fazem, elas fazem sozinhas. E a Veronica, não está apenas lutando contra o seu pai, mas contra um homem mais velho, e ela faz dentro da lei, o que é uma mensagem muito importante para as telespectadoras;, defende.

Camila não foge à responsabilidade diante dos fãs. ;Eu acho que é estranho me ver como um modelo, mas eu sei que tenho pessoas, que são denominadas como minhas ;seguidoras;, especialmente jovens mulheres, e por isso acho importante empoderar essas pessoas. Já fui adolescente, eu tive referências também, acho que é importante ter essa positividade em relação ao meu trabalho, mandar mensagens positivas e ser um modelo;, sustenta Camila.

*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira


Saiba mais

Tensão juvenil
Riverdale é uma cidadezinha no interior dos EUA abalada depois da misteriosa morte do jovem Jason Blossom, um garoto popular e integrante de uma família rica. Os personagens Archie Andrews, Betty Cooper, Veronica Lodge, Jughead Jones, Cheryl Blossom, Josie McCoy e seus amigos exploram os problemas da vida cotidiana na pequena cidade, enquanto investigam o caso de Jason Blossom.


Riverdale ; 3; Temporada
Hoje, às 21H40, no canal Warner Channel. Não recomendado para menores de 12 anos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação